Qual o ano de nascimento da internet?

Internet é um sistema global de redes de computadores interligadas que utilizam o conjunto de protocolos padrão da internet (TCP/IP) para servir vários bilhões de usuários no mundo inteiro.

MILTON – Ethevaldo, quando nasceu a internet?

ETHEVALDO – Milton, há várias respostas para essa pergunta. Vou começar pela origem mais remota dessa rede, que foi há exatamente 46 anos, no dia 7 de abril de 1969, quando foi divulgado o primeiro documento preliminar de regulamentação da nova rede. Esse documento foi o RFC nº 1, sigla do inglês Request for Comments – documento que solicita contribuições para fixação das regras definitivas.

MILTON – E que outro nascimento da internet você recorda?

ETHEVALDO: O segundo nascimento foi há 42 anos, em 1973, com a criação do protocolo da Intenet – conhecido pela sigla TCP-IP, de Transmission-Control-Protocol-Internet Protocol. Seus criadores foram os cientistas Robert Kahn e Vint Cerf, este atualmente vice-presidente do Google.

O protocolo TCP-IP tornou possível a comunicação entre computadores de diferentes arquiteturas e ou de fabricantes diferentes. Foi uma espécie de Esperanto ou linguagem internacional que permitiu a comunicação entre todos os computadores do mundo via

MILTON – E quais foram os outros avanços que viabilizaram a internet no mundo?

ETHEVALDO: O terceiro grande salto foi dado há exatamente 25 anos, em 1990, com a criação da rede mundial conhecida pela sigla www, de worldwide web, criada pelo físico inglês Tim-Berners Lee.

Esse software permitiu o nascimento da internet como a conhecemos hoje, com os browsers ou navegadores, hiperlinks e outros recursos, Milton.

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *