Quem é o verdadeiro inventor do rádio?

Participe da campanha pelo reconhecimento oficial do padre Landell de Moura como o verdadeiro inventor do rádio.

O Movimento Landell de Moura (MLM) convida para o engajamento ao Dia de Adesão em Massa ao abaixo-assinado eletrônico que pretende o reconhecimento oficial dos feitos científicos do padre Roberto Landell de Moura, verdadeiro inventor do rádio e pioneiro das telecomunicações. A iniciativa que conta com o apoio e divulgação da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através do gabinete de Inovação e Tecnologia – INOVAPOA e outras instituições gaúchas pode ser acessada para adesão pelo site site www.mlm.landelldemoura.qsl.br

No ano em que se celebra o sesquicentenário do nascimento em Porto Alegre do padre Landell, o MLM acredita que é chegada a hora do Governo brasileiro valorizar a ciência e a memória nacional resgatando do anonimato esse gênio que efetuou transmissões pioneiras no mundo da voz humana à distância sem fios, ou seja, o rádio tal como o conhecemos, projetou a televisão e o teletipo muitos anos antes de outros cientistas e foi um dos precursores da invenção do controle remoto pelo rádio.

Padre Landell realizou experiências públicas, obteve patentes no Brasil e nos Estados Unidos, mas não recebeu apoio para colocar as suas invenções no mercado. Foi ignorado em seu tempo e é pouco conhecido nos dias atuais. Assim como o Brasil reconhece que Santos Dumont é o Pai da Aviação, é importante que as gerações atuais e futuras aprendam quem foi e o que fez Landell de Moura.

O site do MLM contém dados e documentos relativos às invenções do Padre Landell, além da bibliografia existente e links para outros sites que relatam os feitos do cientista. O MLM é uma iniciativa de voluntários que apostam no talento brasileiro.

As seguintes entidades participam do lançamento da campanha:
 
ENTIDADES QUE PARTICIPAM DO GRUPO EM PORTO ALEGRE
Associação Gaúcha das Emissoras de Rádio e Televisão – AGERT
Associação Nacional dos Profissionais de História – ANPUH / GT ACERVOS
Associação dos Empresários Católico – ADCE
Associação Riograndense de Imprensa – ARI-RS
Biblioteca Pública do Estado do RS
Colégio Estadual Parobé
Colégio Militar de Porto Alegre – CMPA
Companhia Riograndense de Artes Gráficas – CORAG – Assessoria de Publicações Técnicas
Escola Estadual Ensino Fundamental Pe Landell de Moura (TRISTEZA)
Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do sul – IHGRGS
MLM – Movimento Landell de Moura
Museu do Rádio
Memorial Landell de Moura
NEP – Núcleo de Estudos e Pesquisa Landell de Moura
Gabinete de Inovação e Tecnologia – INOVAPOA
Prefeitura de Porto Alegre – PMPA – Secretaria Municipal da Educação (SMED) // Secretaria Municipal do meio Ambiente (SMAM) // Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local (SMCPGL) // Secretaria Municipal de Cultura (SMC)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do sul + Faculdade dos Meios de Comunicação – FAMECOS e Museu de Ciência e Tecnologia da PUC
Secretaria de Estado da Cultura – SEDAC – Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul – BPE/RS //
Sindicato dos Jornalistas do RGS
Sindicato dos Radialistas do RS
SINEPE / RS – Sindicato dos Professores Estabelecimentos Privados RGS
NEP – Núcleo de Estudos e Pesquisa Landell de Moura
Universidade do vale dos Sinos – UNISINOS
Universidade Federal do Rio Grande do sul – UFRGS – Museu da UFRGS // Rádio da Universidade // Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação – FABICO // Planetário Professor José Baptista pereira // Instituto de Física – IF // Pró-Reitoria de Pesquisa – PROPesq

Categorias: Tags: , , , ,

Por Antunes Severo

Radialista, jornalista, publicitário, professor e pesquisador é Mestre em Administração pela UDESC – Universidade do Estado de SC: para as áreas de marketing e comunicação mercadológica. Desde 1995 se dedica à pesquisa dos meios de comunicação em Santa Catarina. Criador, editor e primeiro presidente é conselheiro nato do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia.
Veja todas as publicações de .

Comente no Facebook

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *