Radialista Paulo Branco e seus mais de 60 anos de microfone

Paulo Branco, cujo nome de batismo é Lauro de Oliveira, nasceu em 16 de Setembro de 1931, em Passo Fundo, Rio Grande do Sul. Adotou o pseudônimo de Paulo Branco em homenagem a seu pai (Paulo) e sua mãe (Branco). Paulo Branco iniciou a carreira de radialista realizando o primeiro teste na Rádio Cultura de Erechim, no Rio Grande do Sul, após prestar serviço militar, tendo trabalhado em várias emissoras do interior preparando-se para enfrentar mais um teste, desta vez em Porto Alegre. Na capital, atuou nas rádios Gaúcha, Continental, Itaí e Farroupilha.

Em 1964, resolvendo tentar a vida em outras bandas, veio para Curitiba aonde chegou às seis horas da manhã do dia sete de abril e às dezoito horas já estava contratado pela Rádio Independência como redator e noticiarista, mais tarde vindo a ser apresentador. Paulo Branco também atuou em outras emissoras da capital do Estado, dentre elas Guairacá, Curitibana, Emissora Paranaense, Cidade, Iguaçu e Educativa. Mais tarde, em 1986, passou a desempenhar funções na Secretaria de Comunicação recém criada no Estado do Paraná, onde permaneceu por mais de vinte anos. Na qualidade de funcionário Estatutário fundou e coordenou por muitos anos o Setor de Radiodifusão, onde formou grandes redes de rádio do Interior para transmissão de programas dos governadores Álvaro Dias, Roberto Requião e Mário Pereira. Aposentado, ainda continuou trabalhando no mesmo setor por mais cinco anos no governo de Jaime Lerner.

Agora Paulo Branco faz gravações e narrações para estúdio e mantém o blog “Paulo Branco.com.”

Com quase oitenta anos de idade e sessenta de Rádio, não gosta de se apresentar como “aposentado”. Dos programas que apresentou cita Paraná Bom Dia, A Grande Maratona da Cidade, Cidade Agora, Manhãs Guairacá, Bom Dia Governador (com Álvaro Dias) e A Palavra Franca de Roberto Requião.

Paulo Branco sempre se preocupou com nossos valores, divulgando cantores, compositores e músicos paranaenses. Em breve Paulo Branco contará em livro detalhes da sua vida profissional.
Além de grande comunicador, Paulo Branco é um companheiro dedicado que, como poucos, sabe cultivar as boas amizades.

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *