RÁDIO APARECIDA 55 ANOS DE HISTÓRIA

No mês setembro o Brasil comemora a emancipação política de Portugal e quando alamos de rádio no dia 08 comemoramos o aniversário da maior emissora católica da América Latina, que é a Rádio Aparecida.
Por Cassiano Alves Macedo

A Rádio Aparecida, emissora da Rede Católica de Rádio, foi o sonho no século passado de vários padres que almejavam uma emissora para cobrir os trabalhos da Basílica Nacional de Aparecida e propagar o Evangelho.

Essa idéia vinha desde os anos 30, mas somente em 1950 que foi efetivamente solicitada a autorização do governo Federal para pedir uma concessão em nome da Basílica Nacional.
Assim no dia 08 de setembro de 1951, entrava no ar a ZYR 44, Rádio Aparecida Ltda, com um pequeno transmissor da STP (Sociedade Técnica Paulista) com 100 watts de potência, operando em 600 kHz ou quilociclos como se falava na época.
Funcionando em um prédio ao lado da antiga Basílica, em 1952 a emissora começou a crescer e recebeu um canal em onda tropical. No ano de 1954 recebia um canal para transmitir em ondas curtas e passou a ser ouvida em todo o território nacional.
Em 1955 foi preciso mudar as instalações da emissora, para um prédio maior, com três andares. Nessa época a emissora contava a atuação de um excelente departamento de radioteatro, com a participação de nomes famosos nesse gênero.
Ao longo dos anos a emissora foi crescendo, acompanhando a tecnologia, e em 1975 transferiu-se para o atual prédio ao lado do Santuário, na Avenida Getúlio Vargas.
Instalada em uma área construída com 8.500 metros quadrados, estão hoje a Rádio Aparecida e a TV Aparecida, inaugurada em setembro de 2005. A emissora também transmite via satélite desde setembro de 1992, inicialmente em sistema analógico e a partir de 1995, em sistema digital, com a Rede Católica de Rádio.
Apesar de ser uma organização da igreja católica a Rádio Aparecida tem uma programação diversificada, sem abandonar a evangelização. Programas musicais, de variedades e jornalísticos permitem a emissora atingir ouvintes em quase todo o pais, graças às ondas curtas e as emissoras coligadas a Rede Católica de Rádio que é uma das geradoras da programação.
A rádio Aparecida está a serviço da evangelização e leva a mensagem de Nossa Senhora Aparecida a todos os lares do país, motivo pelo qual ganhou o slogan: “A maior audiência cativa do Brasil”.
Detalhes técnicos: Rádio Aparecida.
Ondas Médias AM: 820 kHz
Ondas Curtas AM: 11.855 kHz, 25 metros; 9.630 kHz, 31 metros e 6.105 kHz, 49 metros.
Onda Tropical AM: 5.035 kHz, 60 metros.
FM: 90.9 MHz
Site: www.radioaparecida.com.br
E-mail: [email protected]


{moscomment}

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *