Rádio Clube de Blumenau, 81 anos de história

Luize Ribas e Miriam Amorim *

História | Museu do Rádio de Santa Catarina

As primeiras ondas sonoras a serem transmitidas em Santa Catarina, foram emitidas de altos falantes instalados em postes na cidade de Blumenau em 1929, pelo radioamador João Medeiros Júnior.

Três anos depois o sistema foi atualizado, passando a usar um transmissor de 150 watts. Após formar uma sociedade para captação de recursos, a então Rádio Cultural de Blumenau se estabeleceu como a primeira rádio do estado.

Ao contrario de outras regiões do país, o desenvolvimento de rádios em Santa Catarina não partiu da capital – que teve a primeira rádio na década de 1940 – mas de uma forma descentralizada, partindo de outras cidades importantes do estado, como Blumenau e Joinville.

Nos primeiros anos de transmissões as rádios não tinham uma programação definida, pois dependiam da disponibilidade de seus associados e também precisavam esperar que os equipamentos utilizados para emitir as ondas sonoras esfriassem, já que em transmissões muito longas esquentavam e corria-se o risco de queimar. Com o passar do tempo, as inovações tecnológicas e a profissionalização dos trabalhadores do rádio possibilitaram uma programação fixa e conteúdos diversos.

Programas informativos, de variedades, de auditório, radionovelas, de humor, musicais e outras transmissões externas – esportivas e de jornalismo – faziam  parte das atrações que conquistaram a audiência da região.

Em 1936, a emissora passou a se chamar Rádio Clube de Blumenau. Ano também no qual passou a ter um transmissor de 500 watts de potência, ampliando seu alcance na região, além disso, mudou seu prefixo para PRC-4, um dos mais antigos do país. Em pouco tempo, a rádio Clube a líder da primeira rede (Emissoras Coligadas) no estado de Santa Catarina, tendo como parceiras as rádio Clube de Itajaí, Clube de Gaspar, Difusora de Blumenau e Araguaia de Brusque.

A Rádio Clube, além de ser a primeira emissora do estado, também foi pioneira ao lançar o primeiro programa de esportes de Santa Catarina. Criado em 1943 “A Marcha do Esporte”, pelo radialista Manoel Pereira Júnior, com apenas 20 minutos de transmissão diária, das 12h40min às 13h, era o recordista de audiência da região. No ano passado, 2012, a emissora completou 80 anos e produziu um vídeo da sua história.

* Texto de Luize Ribas e Miriam Amorim do projeto de extensão Recuperação, Digitalização e Exposição do Museu do Rádio de Santa Catarina.

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *