Rádio Clube de Blumenau

Há 70 anos, em 19 de março de 1936, o governo federal concedia a licença oficial para o funcionamento da Rádio Clube de Blumenau, a primeira emissora de rádio de Santa Catarina. O pioneirismo da Rádio Clube é o reflexo de uma época em que a cidade representava a vanguarda da comunicação em Santa Catarina.
Por Clóvis Reis

A liderança se consolidou nas décadas de 1960 e 1970, com a instalação da TV Coligadas, a primeira emissora de televisão do Estado, e do Jornal de Santa Catarina, o primeiro jornal impresso em off-set, sistema de composição até então restrito aos grandes centros do país.
O protagonismo que Blumenau exerceu neste período se deve à iniciativa de empreendedores como João Medeiros Júnior, Luiz de Freitas Melro e, depois, Wilson de Freitas Melro, Caetano Deeke de Figueiredo, Flávio Rosa, entre outros. Eles viram nos novos meios de comunicação uma oportunidade de desenvolvimento econômico que não animou os investidores locais a partir das transformações tecnológicas da década de 1990.
Se Blumenau destacou-se pela oferta de conteúdos informativos e de entretenimento em rádio, televisão e jornal, a mesma liderança não se observou com o advento de mídias interativas como a internet, a telefonia móvel e o iPOD, embora os especialistas considerem a nossa atuação na área de informática uma referência nacional em vários segmentos. As razões de tal recuo são muitas e, efetivamente, algumas fogem ao nosso controle. A globalização derrubou e criou paradigmas, mas o fato é que na relação novas tecnologias/comunicação Blumenau trocou a condição de fornecedor pelo papel de consumidor.

* * *

As transmissões experimentais da Rádio Clube de Blumenau começaram em 1931, com um equipamento com 150 watts de potência. Atualmente, a emissora pertence à família Vieira e irradia o sinal com um transmissor de 10 mil watts, já preparado para a conversão ao sistema digital.

* * *

Tesoura Júnior, um dos ícones do rádio em Blumenau, completa 92 anos quinta-feira. A ele, os parabéns!
Clóvis Reis, Jornal de Santa Catarina, Blumenau, sábado, 18/3/2006
Colaborou: José Geraldo Reis Pfau.


{moscomment}

1 responder

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *