Rádio Clube São Domingos, 29 anos de desafios e vitórias

A história Rádio da Clube São Domingos iniciou-se em 1º de dezembro de 1978, quando o sonho de se contar com a existência de uma emissora de rádio, que através de sua programação atendesse às necessidades de São Domingos e da região, começou a se concretizar com a iniciativa do empresário Valentim Bigolin e de um grupo de amigos, que na época totalizava 14 sócios.

1424347_574356255953447_756033451_nA Rádio Clube São Domingos Ltda teve sua concessão para funcionamento no Município de São Domingos, onde foi ao ar em caráter experimental às 11 horas e 10 minutos do dia 22 de setembro de 1984, no prédio que até hoje pertence ao grupo Bigolin, no Bairro São Cristóvão.

Pouco mais de um mês depois, já licenciada, passou a transmitir em caráter oficial com programação definida, no dia 31 de outubro daquele ano. A partir daí, os ecos da novidade regional atingiram São Domingos e municípios vizinhos quando a voz do radialista Roberto Lorenzon anunciou que estava entrando no ar a programação da Rádio Clube Dão Domingos, sintonizada na freqüência 1.190 kHz, nos receptores de amplitude modulada.

O empresário Valentim Bigolin, sócio-proprietário, foi um dos fundadores e sempre foi o diretor da Rádio Clube São Domingos. Por dezoito anos no comando da emissora, ele trabalhou orientando sua equipe de profissionais, no sentido de ampliar a programação para atender às necessidades dos ouvintes, e de uma forma muito sua de comandar, deixando seus colaboradores sempre muito a vontade, com liberdade total para criar e inovar.

Uma vez aprovado o projeto técnico a Rádio Clube São Domingos iniciou suas atividades com potência de um mil watts e uma antena de transmissão de 57 metros de altura que proporcionava um alcance aproximado de 10 quilômetros. Em sua fase de implantação, a Rádio Clube era composta por poucos equipamentos, pois os recursos técnicos eram escassos.

No entanto, o talento e a criatividade dos comunicadores sempre estiveram presentes. A rapidez na informação e na melhora da divulgação do comércio local e regional foram os primeiros efeitos a serem notados na população.

Na fase inicial do funcionamento da emissora, havia apenas um estúdio para transmissão dos programas e para gravação de textos comerciais, trabalho que era realizado no horário de retransmissão da Voz do Brasil, ou após o encerramento das transmissões do dia, às 22 horas. A transmissões (externas) esportivas e de outros eventos, eram feitos somente por telefone ou através de gravações. Os anúncios comerciais eram apresentados, na maioria, ao vivo. Hoje, há facilidades técnicas e por conta disso, muitas vezes se sobrepõe ao talento.

Atualmente, com um moderno transmissor digital e operando com capacidade de  2,5 quilovates, a Rádio Clube São Domingos transmite sua programação para aproximadamente trinta municípios que integram a região Oeste de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná. Informatizada, com equipamentos atuais, a emissora teve um aumento de qualidade nas suas transmissões favorecendo ainda mais seus anunciantes e ouvintes.

Mais recentemente a emissora apresenta uma programação eclética que vem se caracterizando como uma opção à segmentação das atuais emissoras de AM, oferecendo ao público o melhor de todos os ritmos musicais, da MPB ao Rock, do jazz ao samba, do sertanejo ao gaúcho, do nacional ao internacional. E por meio do jornalismo, a emissora mantém espaço aberto para debates dos temas de interesse da sociedade e para prestação de serviços.

Os primeiros locutores da emissora foram Roberto Lorenzon, Raimundo José, Sandro Cristiano e Celso Schmidt. Logo seguidos por Moacir Latreille, Valdecir Oliveira, Tânia Poli, Clecí Peruzzo, Ivani Lange, Jandir e Lourdes Zanin. Nesses vinte anos, passaram por esta emissora, profissionais que também se destacaram pelo profissionalismo, competência e criatividade, entre eles: Elodir José, Milton Ogliari, Dias Gomes, Antonio Ronconi, Luiz Gonzaga e Rosvelte Silva.

A atual equipe está formada com Sandro Cristiano, Paulo Cesar, Neuri Wosnes, Paulo Grosbelli,  Olivar Baraldi, Clenir Feijó, Edílio Stibuski, Cleonice Trevisol, Wagner Dalla Riva, Argeu Mello, Mônica Nunes , Jair Faccio e Luiz Fernando . O atual Diretor da Emissora, é o sócio-proprietário, Dr. Fábio Bigolin. (Com informações do site da emissora)

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *