Rádio Digital – 01

A radiofonia brasileira dá um passo largo em busca de uma tecnologia mais atual e avançada. Os rádios analógicos estão com os dias contados.
Por Antonio Paiva Rodrigues

A palavra analógica deriva do grego analogikós, e do latim analogicu, fundado na analogia ou que tem analogia. Pode-se afirmar que é um sistema cuja expressão matemática da relação existente entre suas grandezas físicas é análoga ou semelhante à mesma expressão de outro sistema.
Diz-se de uma informação fornecida por um instrumento a um observador, na qual a medida de uma grandeza física é fornecida explicitamente pela medida de uma segunda grandeza que tem com a primeira uma relação biunívoca, podendo assumir valores contínuos, nessa nuança se opõe totalmente ao digital.
Analógica e analogia teriam a mesma sinonímia? Analogia palavra derivada do grego analogía, e do latim analogia; ponto de semelhança entre coisas diferentes, semelhança, similitude, parecença, identidade de relações entre os termos de dois ou mais pares. Semelhança entre figuras que só diferem quanto à escala e semelhança de função entre dois elementos, dentro de suas respectivas totalidades. Para os mais detalhistas dizemos que é a relação entre dois fenômenos físicos distintos que podem ser descritos por um formalismo matemático idêntico, a qual pode existir entre um fenômeno elétrico e outro mecânico, entre um acústico e um elétrico; operação lógica mediante a qual se suprem as omissões da lei, aplicando à apreciação de uma dada relação jurídica as normas de direito objetivo disciplinadoras de casos semelhantes.
Modificação ou criação de uma forma lingüística por influência de outra(s) já existente(s), como particípios como ganho, gasto, pago, ao lado de ganhado, gastado e pagado, são tradicionalmente considerados formas analógicas cujo modelo provável foi par de formas do latim vulgar como, por exemplo, acceptum/acceptatum.
Na radiodifusão tradicional (rádios AM e FM) a informação é transmitida na forma de sinais analógicos. Com o rádio digital os sinais de áudio são digitalizados antes de ser transmitido, o que torna possível obter uma melhor qualidade de som e aumentar o número de estações. As rádios AM passariam a ter uma qualidade de som semelhante às rádios FM (Freqüência Modulada) e as FM uma qualidade semelhante aos CDs.
 


{moscomment}

Categorias: Tags:

Por Antonio Paiva Rodrigues

Bacharel em Segurança Pública, gestor de empresas e jornalista integrante das associações de Ouvintes e de Imprensa, do Sindicato dos Jornalistas e da Academia de Letras dos Oficiais da Reserva do Ceará. Poeta, ‘também autor de seis livros. Colunista do Caros Ouvintes tem se dedicado à pesquisa da história do rádio.
Veja todas as publicações de .

Comente no Facebook

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *