Rádio digital é só pra melhorar o som?

O Luciano Klockner e eu estivemos na RBS na última terça-feira para a entrevista da pesquisa sobre Rádio Digital. De fato, como já havíamos detectado, as empresas estão fazendo testes em emissão e os relatórios que constam no site da Anatel reúnem os dados que eles podem nos passar. Pelo menos, em caráter institucional.
Por Magda Cunha

É de espantar, realmente, que as empresas pensem apenas em qualidade de som e nada mais, quando, mesmo que não desejem, podem ser atropeladas por mudanças no fazer e ouvir rádio.
E é com base neste fazer e ouvir que gostaria de discutir algumas coisas. Acredito que nossa pesquisa deve descrever este momento, com os detalhes que conseguir. Mas, caberia a nós também, principal grupo de pesquisa na área no país (não precisamos mais de modéstia) tornar pública a coisa do início ao fim e assumir algumas posturas neste debate.
Este país precisa de rádio digital só para melhorar a qualidade de som? Certamente que não. Há mais coisas envolvidas, como muitos de vocês já citaram nesta lista.
Nossos relatos, na minha opinião, já para este ano, deveriam contar o histórico de como tudo está sendo encaminhado, a descrição deste momento e um estudo sobre o impacto e as mudanças de cada formato, etc.
 
Certamente, nós temos força e autoridade e também podemos nos fortalecer a partir deste debate. Afinal, temos pesquisadores em todo o país e já poderíamos fazer uma avaliação dos impactos. Sei que isto está lá nas propostas iniciais da pesquisa, mas saliento para já começarmos a organizar nossos relatórios e Mesa no NP [Núcleo de Pesquisa], além do Ciclo.
*Magda Rodrigues da Cunha é Doutora em Letras – Teoria da Literatura pela PUCRS, Mestre em Comunicação Social – Cultura, Mídia e Tecnologia também pela PUCRS, professora na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e na Faculdade dos Meios de Comunicação Social (Famecos), onde é coordenadora do curso de Jornalismo desde 1999.
**Texto da mensagem “Pesquisa em Rádio Digital” enviada por Magda Cunha, domingo, 9/4/2006, para os colegas integrantes da lista Mídia Sonora da Intercom.


{moscomment}

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *