Rádio digital entra em fase de testes em setembro

Transição completa entre rádio analógico para digital, que permite melhor sinal de recepção, deve levar cerca de 10 anos.
Brasília – Doze emissoras de rádio digital entrarão em funcionamento no dia 26 de setembro, em fase de teste. Nessa data, comemoram-se 84 anos do rádio no Brasil.
Gerusa Marques – Agencia Estado 25.08.05

Segundo informou ontem o ministro das Comunicações, Hélio Costa, as emissoras funcionarão nas principais capitais, entre elas São Paulo e Rio de Janeiro. Os testes servirão de base para o início definitivo da operação do rádio digital no País, que deverá ocorrer nos primeiros meses de 2006.

Segundo o ministro, as próprias emissoras deverão escolher o padrão a ser utilizado e farão testes com o sistema americano (IBOC) e com o sistema europeu (DRM). A transição completa entre rádio analógico e rádio digital, que permite sinal de recepção mais claro, deverá levar cerca de 10 anos. O maior custo, segundo Hélio Costa, será para as empresas. Cada emissora deverá gastar de R$ 150 mil a R$ 200 mil com a adaptação. Segundo Costa, a população não sentirá a diferença no bolso, já que o aparelho de rádio digital custa praticamente a mesma coisa que o de rádio analógico.

O ministro se reuniu ontem com representantes das empresas de radiodifusão, entre eles o presidente da Abert, José Inácio Pizani.

Costa informou ainda que pediu à Anatel que adie por seis meses o prazo para a entrada em vigor de uma resolução da agência que reduz o espectro de radiofreqüência utilizado pelas emissoras. Essa resolução entraria em vigor no dia 28 de agosto, como uma maneira de evitar o alto número de interferências entre emissoras. O ministro estaria atendendo a pedido das próprias empresas, que têm receio da invasão de rádios comunitários e rádios piratas nos espaços que seriam bertos, com a resolução, no espectro de radiofreqüência.


{moscomment}

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *