Rádio hoje

“Não tem condições, Não tem condições” repetia na rádio Difusora de Joinville, o narrador Flávio Silveira nos comentários finais do jogo entre Joinville e Tubarão realizado no domingo (13.2).
Por Ricardo Wegrzynovski, de Joinville

O narrador se referia a intervenção da “garotinha do esporte” Simone Maciel, 29. Segundo falava Silveira, a “garotinha” estava com o microfone fora do alcance da central e não era captado. Porém, após as chamadas de atenção no ar, Simone Maciel conseguiu falar, mas acabou se confundido ao anunciar a classificação e acabou cortada no ar. “Não é isso, não é isso, passa a informação correta…” dizia Silveira, que se referia a confusão de Simone ao misturar os Grupos A, B … e primeira com segunda divisão. A confusão foi consertada, apesar de cômica, por Silveira. Simone Maciel, por outro lado, sai muito bem na programação religiosa da rádio, que pertence à igreja Católica. A “Garotinha” vem apresentando com boa repercussão o programa A Hora do Padre. A rádio Difusora de Joinville, que fica a cerca de 500 metros da Arena Joinville,vem reconquistando o público esportivo, após anos de ausência.

Desfilando em Laguna
Em Laguna, durante o carnaval, desfilava também pelas avenidas a unidade móvel da Rádio Cidade 103,7 FM, de Tubarão. Estavam além da cobertura do carnaval, divulgando a própria rádio, que também está na internete, no endereço www.radiocidadetb.com.br.
Música a cabo
Em Joinville uma das empresas que oferece o sistema de música a cabo, que dispensa locutores, é a rádio Colon.

Radiojornalismo
Estudantes de jornalismo da Univali têm realizado boletins e um programa de radiojornalismo com qualidade e profissionalismo. Durante o carnaval, a Rádio Educativa Univali FM 94,9 era uma das poucas que mantinha em sua grade de programação os noticiários. Com ampla audiência em Balneário Camboriu, a rádio ficou bem cotada entre os ouvintes mais exigentes. O programa de jornalismo chama-se Repórter Univali.

Nova rádio
Saiu a concessão em Brasília para o funcionamento da rádio 106 FM de Guaramirim. A rádio, como pede o Ministério das Comunicações, irá operar durante seis meses em caráter experimental. Após, deverá ser sintonizada como local em Joinville. A rádio que é comercial, terá sua programação centrada em música e informação. O diretor da empresa Audiobras, Paulo Fernandes está organizando a equipe contratando alguns profissionais que integraram a equipe da Difusora de Joinville. A expectativa é que a 106 FM entre no ar até o final de março.

A Audiobras é especializada em instalação de rádios, tanto no quesito documentação, como técnica e programação. Fernandes dirigiu com sucesso a Rádio Difusora de Joinville, quando o faturamento médio era de 40 mil mensais, hoje segundo informações extra-oficiais, o departamento comercial está se batendo para fortalecer o caixa. Em quinze dias, o novo diretor comercial não havia vendido nenhum anúncio. É o que dizem nos bastidores, nas reuniões de ex-colegas.

Rádios Culturais
Em Curitiba a Educativa, FM 97,1 visa difundir a cultura local. A rádio divulga eventos, como peças de teatro, shows, concursos etc. Já em Joinville, após a meia noite, uma boa pedida cultural em rádio é a Jovem Pan Sat, AM 1250, transmitida pela local Cultura. Na programação notícias, peças de teatro, músicos ao vivo e debates com especialistas diversos. Já com produção local, em Joinville, destacam-se a rádio Udesc FM e a Itapema FM, sendo que a cultura fica somente nas músicas, a maioria MPB. A Itapema ainda organiza apresentações musicais e de teatro na cidade. A Udesc que já teve melhor desempenho com jornalismo, agora com a saída da diretora Rosângela Magalhães, está tentando se reestruturar. Nas entrevistas coletivas, por exemplo, não se vê repórteres da Udesc.

Radialistas assassinados
Pelo menos dois radialistas foram assassinados no Brasil em 2004, entre os 53 jornalistas que estavam no pleno exercício da profissão. Os radialistas foram José Carlos Araújo, da Rádio Timbaúba, FM de Pernambuco; e Samuel Roman, da Estação Conquista do Mato Grosso do Sul. A informação é da organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF).

1 responder
  1. soares says:

    um abraço a todos que compõe essa radio. estou com muitas saudades!!! manda um beijo para minha querida neta emilya que esta completando 3 aninhos hoje e tambem para minhas queridas filhas mirela e micaela .e para o prefeito marinaldo rosende !!!!

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *