Rádio na rede

Milton – Bom dia, Ethevaldo. Como vai? Ethevaldo – Bom dia, Milton; bom dia, ouvintes. Tudo ótimo. Milton – Ethevaldo, sexta-feira é dia antecipar o futuro. Você prometeu falar hoje falar sobre o futuro do rádio. Ou o rádio do futuro. Ethevaldo – O futuro do rádio será a rede, Milton. Imagine o mundo daqui exatamente a dez anos, no dia 7 de setembro de 2022, data do primeiro centenário do rádio e do segundo centenário da Independência do Brasil. Naquele dia, o rádio estará levando música, notícias e informação de serviços a todos os lugares. E é bom lembrar, Milton, que o rádio estará não só na internet, mas em todas as redes de hoje e outras que apenas estão nascendo, com fio ou sem fio, Wi-Fi, WiMAX, via satélite, via fibras ópticas, cabos coaxiais. O rádio em Broadcasting ou sinal aberto estará desaparecendo daqui a dez ou 15 anos.

Veja o que a internet já permite hoje, Milton. Já existem milhares de brasileiros que ouvem a CBN, no Japão, na Europa, em toda a América Latina ou nos Estados Unidos, sintonizando suas emissoras prediletas nos computadores e tablets. O rádio via internet, que é quase uma novidade e motivo de admiração, será rotina para milhões em todo o mundo. Mas é bom lembrar que o Brasil já tem mais de 50 milhões de internautas com banda larga.

Milton – Como podemos antecipar um pouco mais esse rádio do futuro?

Ethevaldo – Vou dar o exemplo do iTunes, que tenho em meu computador e em meu tablet. Seleciono a opção rádio e esse aplicativo me permite ouvir mais de 2 mil emissoras, de uma centena de países. E todos os gêneros: música clássica, jazz, rock, blues, golden oldies, country, hard rock, religious, soul, retro, e sucessos dos anos 60, 70, 80 e 90. Já existem até rádios de automóvel, interligados à internet, que permitem a sintonia de mais de 10 mil emissoras de todo o mundo.

Milton – E quanto à qualidade das transmissões?

Ethevaldo – Hoje temos uma qualidade digital razoável com a compressão MP3 com amostragens maiores do que 128 kbps. A BBC já transmite música clássica e jazz pela internet a 320 kbps. É um show de pureza, de resposta de frequência e de picos de energia acima de 30 decibéis.

Milton – Até segunda.

Rádio Cbn Brasil | Mundo Digital, com Ethevaldo Siqueira

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *