Rádio Nereu Ramos – Eu faço parte dessa história – 6

O início na Rádio Nereu Ramos, foi um aprendizado extraordinário. Fazia-se de tudo um pouco. A curiosidade que eu tinha, e, a vontade de aprender levaram-me a área técnica. Na época a Nereu já tinha os melhores maletas, microfones, fones e até microfone sem fio.
Por Edemar Annuseck

As maletas eram pesadas – PEB era a marca, com entrada para dois microfones, com cabo rosqueado, com rádio embutido – Ondas Médias e Curtas (era moderno) para sintonizar a emissora  – e só a luz. De vez em quando tínhamos que deslocar as maletas portáteis para a cabine, quando não havia energia nos estádios. Acabei fazendo também nesse período uma pontinha no programa Show de Butinadas – humorístico esportivo – que o Nelson Tófano produzia e interpretava ao lado do Luiz Carlos Gutierrez, Waldir Wandall e Jeni Lino.
O programa era gravado, porque ao vivo ninguém agüentava. Aliás, as gravações eram interrompidas de vez em quando, porque a turma caía na gargalhada. Os efeitos eram ao vivo; no estúdio tinha uma pequena escada de madeira acoplada a uma porta de um metro por 60 centímetros. A equipe de humoristas fazia outros sons com a boca; a chuva era produzida com a colocação de um Sonrisal, num balde com água. Só ver a gravação do programa já era uma festa, que dirá participar do mesmo. O Show de Butinadas era colocado no ar durante a semana (à noite) e reprisado no domingo.O Nelson Tófano produzia também outros humorísticos, como Ora Pílulas, e, Ora Bolas, dos que me recordo.
O “cast” de humoristas também gravava “radionovelas” que eram escritas ou transcritas por Nelson Tófano e Luiz Carlos Gutierrez (um gaúcho que tinha um “vozeirão) e ficou muito tempo na Rádio Nereu Ramos. No ano que comecei como narrador da Nereu, o Grêmio Esportivo Olímpico sagrou-se Bicampeão estadual. Antes havia conquistado o Campeonato de 1949. Transmiti todos os jogos importantes e a grande final que aconteceu no dia 25 de Abril de 1965, na Baixada, quando o  Olímpico derrotou o Internacional de Lages por três gols a um.
E pra quem não sabe, o Campeonato começou em 64 e terminou em 65; naquela época já havia problemas com as competições em SC. Na próxima semana vou iniciar uma série de colunas sobre minhas viagens (27 países), e os grandes profissionais com os quais trabalhei e convivi no rádio de São Paulo e do Brasil. Até lá !

Categorias: Tags: , ,

Por Edemar Annuseck

Edemar Annuseck, jornalista, narrador esportivo que iniciou na Rádio Nereu Ramos de Blumenau em 1964 e depois atuou nas Rádio Jovem Pan, Tupi, Record de São Paulo, Clube Paranaense, Cidade e Globo/CBN de Curitiba, TV Jovem Pan e SPORTV, Editor da página de esportes do Jornal A CIDADE DE BLUMENAU, cobrir 5 Copas do Mundo (74, 78, 82, 86 e 90).
Veja todas as publicações de .

Comente no Facebook

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *