Rádio Penetra

Está no ar a Rádio Penetra nos banheiros da Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina, Campus da Grande Florianópolis, Pedra Grande. A emissora foi inaugurada às 19 horas do dia seis de novembro de 2012. É um projeto dos alunos da disciplina Produção em Áudio, ministrada por Daniel Signorelli do curso de Comunicação/Jornalismo da Unisul. O desafio “era produzir uma peça sonora que tenha um fim maior, ou seja, não apenas um trabalho para ganhar nota, era o objetivo do professor, assinala a acadêmica Thaís Teixeira. Esse foi o início da Rádio Penetra. O local onde a rádio inicia sua transmissão: o banheiro. “O intuito, não de marcação territorial, mas de ocupação espacial. O processo construtivo foi realizado pelos alunos da disciplina, visando aproximar todos aqueles que fazem parte da comunidade universitária, curiosos e interessados, afirma Thaís. No podcast você pode ouvir o que Thaís respondeu às questões que levantei e no texto que se segue há mais informações.

Texto de apresentação da rádio e lista de alunos que participaram:

O que se quer é muito mais simples e sucinto que a criação física de uma rádio. Nosso objetivo é praticar a ocupação dos espaços vazios e não interligados da universidade sem, de fato, estar presente nesses locais.

Seremos uma voz presente, que aparecerá nos momentos oportunos e não precisará de muito mais que alto-falantes, caixas de som, um microfone e podcastings.

A participação da comunidade acadêmica é de extrema importância para que consigamos, antes de tudo, uma interação e maior proximidade entre todos os coletivos que fazem parte da universidade.

Esperamos construir um espaço de multiplicação de conhecimentos, polifônicos, conexões de ideias, com a intenção de trabalhar o processo construtivo do produto que será veiculado.

Produziremos conteúdos que servirão para todos que hoje estão na universidade e para aqueles que ainda farão parte dela.

Por fim, apresentamos a vocês um espaço de convivência, não-físico, com o intuito, não de marcação territorial, mas de ocupação espacial.

Coordenadores: Daniel Izidoro (Projeto Hipermídia) e Daniel Signorelli (Professor da Disciplina de Produção em Áudio – UNISUL)

Alunos: Alexandre Teixeira, Ana Luiza da Silveira, Bruna de Moraes Silva, Cristina Souza, Marcos Lampert, Mariana Eli, Maria Eduarda Silveira, Nathália Soria Pereira, Ricardo Toledo, Sara Helen de Espíndola, Thaís Teixeira, Thuanny Hoffman.

Contato: [email protected]

Categorias: Tags: ,

Por Antunes Severo

Radialista, jornalista, publicitário, professor e pesquisador é Mestre em Administração pela UDESC – Universidade do Estado de SC: para as áreas de marketing e comunicação mercadológica. Desde 1995 se dedica à pesquisa dos meios de comunicação em Santa Catarina. Criador, editor e primeiro presidente é conselheiro nato do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia.
Veja todas as publicações de .

Comente no Facebook

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *