Rádio retratos

AudioDOC | Pesquisa

No prefácio a edição de 1978 de “Estética Radiofônica”, originalmente publicado nos anos 30, Rudolf Arheim reafirma sua crença na cegueira radiofônica como trunfo inabalável frente ao surgimento do audiovisual televisivo. Sendo o espaço auditivo da mensagem radiofônica bem mais do que um corpo de funções previsíveis, como desenhar este corpo, já que seus traços invisíveis serão delineados em cada escuta? Este desafio vem recebendo classificações como “retrato sonoro” – expresso em obras reunidas no CD “Estancias Sonoras” realizado pelo Laboratorio de Experimentación Artistica Sonora (Radio Educación, Mexico). Qual o contorno de um perfil no rádio? Este corpo retratado possui a carne de sua fala, mas exclui linhas que o delimitam… Considerando toda a complexidade dessa proposta pensei nos “inventores” do rádio brasileiro, e para aliviar questões de invisibilidade resolvi me debruçar radiofonicamente em partes de seus corpos: Roberto Landell de Moura, Cândido Mariano Rondon, Edgard Roquette-Pinto, Henrique Morize.
 
Enquanto Cândido Mariano avançava pelas matas para estender as linhas e postes do telégrafo, o padre Roberto arriscava sua reputação experimentando transmissões por ondas eletromagnéticas. Cada um a seu custo e modo descobria o Brasil… E  com eles, Roquette-Pinto e Morize. As molas positivistas para o progresso haviam levado o jovem médico Edgard para as selvas do Acre e Amazônia ao lado de Rondon. Na volta, junto a Morize na Academia de Ciências, daria impulso a primeira transmissão de rádio no país. A história é apaixonante e vem sendo recuperada com eficiência pelos pesquisadores, mostrando o quanto esses quatro brasileiros estão relacionados na História do Rádio.
 
O primeiro retrato realizei em 2010 por ocasião das comemorações dos 150 de Landell de Moura em meio ao movimento para o reconhecimento internacional de seus inventos na cadeia mater do rádio. Escolhi focar o tema das vozes ocultas por ser idéia muito presente na ciência do século 19 e início do século 20. O próximo será Rondon.

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *