Radiodifusão no Brasil: emissoras desativadas indevidamente

Domingos Alfredo Loss
No levantamento que venho realizando desde a década de 1960, cada vez mais se acentuam as irregularidades no que se refere ao funcionamento das emissoras de ondas curtas. É lamentável que isso aconteça, não só pela irresponsabilidade e desleixo dos concessionários dos canais de rádio, mas principalmente pela inoperância recorrente dos órgãos de fiscalização pagos com as contribuições da população que é lesada duas vezes: quando paga um imposto injusto e quando não recebe os benefícios dos serviços que pagaram.
Embora possa parecer desinteressante para uma boa parcela dos leitores, resolvi apresentar uma lista de emissoras com licença para operar em ondas curtas, destacando aquelas que no período do levantamento por mim realizado, estavam desativadas. Observe que a maioria dessas emissoras foram concedidas a governos estaduais.

Amazonas:
Rádio Rio Mar de Manaus. Arquidiocese – Faixas de 31 e 49 metros.

Maranhão:
Rádio Timbira. Governo do Maranhão. Faixa de 19 metros – Desativada.

Bahia:
Rádio Educadora. Governo da Bahia. Faixas de 31 e 49 metros – Desativadas.

Minas Gerais:
Rádio Inconfidência Mineira. Governo de Minas – Faixas de 49 e 19 metros – Desativada.
Rádio Itatiaia de Belo Horizonte – Faixa de 49 metros e Rádio Guarani de Belo Horizonte – Faixa de 49 metros.

Rio de Janeiro:
Rádio Globo Rio (alugou para a Rádio Novo Milênio as faixas de 25 e 49 metros. Rádio Metropolitana – Faixa de 49 metros – Desativada.

São Paulo:
Rádio Globo São Paulo (alugou para a Rádio Novo Milênio as faixas de 31 e 49 metros). Rádio Record de São Paulo – Faixas de 49, 31, 25 e 19 metros –Desativadas. Rádio Cultura de São Paulo – Faixas de 49, 31 e 16 metros – Desativadas.
Rádio Bandeirantes de São Paulo – Faixas de 49, 31 e 25 metros.
Rádio Nove de Julho de São Paulo – Faixa de 31 metros. Rádio Gazeta de São Paulo – Faixas de 49, 31 e 19 metros – Desativadas.
Aparecida: Rádio Aparecida – Faixas de 49, 31 e 25 metros.
Cachoeira Paulista: Faixas de 49 e 31 metros. Desativada.
Ribeirão Preto: Rádio Clube – Faixa de 19 metros. Desativada.

Paraná:
Rádio Clube Paranaense de Curitiba – Faixas de 49, 31, 25 metros. Desativadas.
Rádio Novas de Paz de Curitiba – Faixas de 49, 31, 25 metros.
Rádio Deus é Amor – Faixas de 49, 31 e 25 metros.
Foz do Iguaçu: Rádio Cultura – Faixa de 49 metros.
Londrina: Canal reservado em Ondas Curtas de 31 metros, 9695 kHz.

Santa Catarina:
Rádio Guarujá de Florianópolis – Faixa de 49 metros.
Balneário Camboriu: Rádio Marumbi – Faixas de 49, 31, 25 metros.

Rio Grande do Sul:
Rádio Sociedade Gaúcha de Porto Alegre – Faixas de 49 e 25 metros.
Rádio Guaíba de Porto Alegre – Faixas de 49 e 25 metros.
Rádio LBV de Porto Alegre – Faixas de 49, 31, 25 metros.
Santa Maria: Rádio RTM – Faixas de 49, 31, 25 metros.
Goiás: Rádio Brasil Central de Goiânia – Governo do Estado – Faixa de 25 metros.
Rádio Anhanguera de Goiânia – Faixa de 49 e 25 metros.

Na próxima semana a relação será completada destacando-se as demais emissoras irregularmente desativas e as que tiveram suas concessões canceladas.

Categorias: Tags: ,

Por Antunes Severo

Radialista, jornalista, publicitário, professor e pesquisador é Mestre em Administração pela UDESC – Universidade do Estado de SC: para as áreas de marketing e comunicação mercadológica. Desde 1995 se dedica à pesquisa dos meios de comunicação em Santa Catarina. Criador, editor e primeiro presidente é conselheiro nato do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia.
Veja todas as publicações de .

Comente no Facebook

19 respostas
  1. Mario Calich says:

    A concessão de frequencias para Radios (todas elas. pois ocupam lugar no espectro, e de responsabilidade do Governo Federal e do Congresso.
    Lei Estadual não tem esse poder.
    Mario Calich

  2. walker lima says:

    EM BELO HORIZONTE FORAM DESATIVADAS DUAS AMS -RADIO MINAS 1080 E RADIO MINEIRA 690,A RADIO METROPOLITANA RETRANSMITE A FM NOSSA RADIO,A RADIO ONDA RURAL OC DA RADIO INCONFIDENCIA ,DESATIVADA ,COMO A ONDA VERDE OC,DA RADIO GUARANI,A RADIO MUNDO 1340,NA GRANDE BH ,ITABIRITO COM 10 KILOWATS,SUMIU DO DIAL.

  3. jean carlos says:

    olá caros amigos!! sou colecionador de discos de vinil e gostaria de sdaber se vcs tem interesse em vender o acervo ou parte dele

  4. Reinaldo says:

    Você sabe por que a rádio Guarujá desativou as operações em ondas curtas? Perdeu a concessão? Não tem mais interesse?

  5. WESLEY says:

    COLEGA , VC ESTÁ TOTALMENTE DESAVISADO, AS RADIOS INCONFIDENCIA E ITATIAIA DE MG NUNCA DEIXARAM DE TRASMITIR EM 49M, A GUARANI SIM DEIXOU OS 49M ASSIM COMO ALGUNAS OUTRAS EMISSORAS DO INTERIOR DE ONDAS TROPICAIS.

  6. walker lima says:

    sim sr wesley,estou desavisado ,,so que em belo horizonte e impossivel sintonizar a itatiaia oc e inconfidencia oc,voce deve morar num lugar tao iquidistante ;…………….

  7. walker lima says:

    uma situaçao inusitada e a Radio Mineira AM 690, de Bh,que em 2005 TEVE sua concessao perempta,e ela funcionava com 1o kilos ate 1997 e depois voltou em 2002 a 2003.No site da Anatel consta A eMISSORA COM UMA POTENCIA DE 5O KILOS,COISA QUE ELA NUNCA TEVE E NO DIAL DE BH NA FAIXA DE 670 A 690 HA UMA SONORIDADE ,QUE PARECE UM TRANSMISSOR CONSTANTEMENTE LIGADO QUE NAO PERMITE SINTONIZAR EMISSORAS PROXIMAS DE OUTRAS CIDADES A NOITE,COMO ACONTECIA ALGUNS ANOS ATRAS,A RADIO COPACABANA 680 RJ E A RADIO ELDORADO,HOJE ESTADAO ESPN EM 700,SP.AFINAL,QUEM ESTA GUARDANDO A CONCESSAO DA ANTIGA RADIO MINEIRA E ATE QUANDO.JA SE VAO QUSE 9 ANOS DA FREQUENCIA FORA DO AR.E PRECISO RESPEITO COM A MAIS TRADICIONAL FREQUENCIA DO RADIO DE BELO HORIZONTE,A SEGUNDA DE MINAS,A PRIMEIRA E A SOCIEDADE DE JF,HOJE SOLAR.

  8. valdecir pires says:

    GOSTARIA MUITO DE ADQUIRIR A FREQUENCIA DA RADIO MINEIRA 690 BH, E COLOCA-LA NOVAMENTE NO AR QUEM PODERIA ME ORIENTAR A DAR OS PASSOS PARA ISSO ACONTECER. AGUARDO CONTATOS

  9. walker lima says:

    0s ultimos diretores da radio mineira foram o radialista Gil costa,o deputado Sergio naya e o professor Wellington Armanelli,e por ironia do destino todos faleceram no ultimos anos.Vou pesquisar para voce ,o nome da esposa do armanelli,irmaos do naya,ele nao tinha filhos legitimos,o que se sabe,e a filha do gil costa.um gesto grandioso seu,todo meu apoio.

  10. walker lima says:

    ola a valdeci,a socia majoritaria e ou era, a sra viuva do professor Armanelli,Maria Armanelli Gibson a radio funcionva na rua Genebra com Amazonas no bairro nova suiça,acredito que ela more perto.A outra pessoa que poderia lhe ajudar a filha do Gil costa ,nome todo,Gilberto gil da costa ferreira ,chama-se gisele v.m ferreira, e tambem ligado a emissora Cesar Masci,deputdo e foi diretor do Cruzeiro,o time de futebol.O deputado Sergio Naya,falecido,tem irmaos herdeiros de seus bens ,nscidos na pequena cidade de Laranjal,na zona da mata de minas.

  11. walker lima says:

    meus dados podem no ser totalmente exatos,mas e o que sei ja que se passaram tantos anos.estou a seu dispor aqui em b horizonte tel 31 86633313.parabens pela atitude de tentar reerguer a emissora e sucesso .

  12. Karla Kharin says:

    Estou tentando fazer contato com algumas rádios para encaminhar materiais de campanha partidária e estou indignada com o jogo de empurra-empurra sobre a RÁDIO DIFUSORA ATUAL FM, uns dizem que ela está junto de uma grande rede de transmissão, outros dizem que não tem informação nenhuma e nem sabe da existência desta rádio, já a RÁDIO SCALLA ninguém conhece o responsável do setor, o telefone então ninguém sabe dizer um ramal exato que te permita ser peciso. Pessoal, vocês trabalham com comunicação, informando a população, em uma empresa de comunicação e nem para comunicar que desativaram a rádio!!!! E um telefone administrativo é o mínimo que uma empresa tem que divulgar para uma boa comunicação, uma comunicação hábil. Estou INDIGNADA com a falta de comunicação destas pessoas, mais profissionalismo por favor!!!!!

  13. WESLEY says:

    O LUGAR “iquidistante” QUE VC SE REFETE É IPATINGA MG, E AKI SINTONIZO NORMALMENTE A ITATIAIA E A INCONFIDENCIA EM OC !

  14. roni lage says:

    Em SÃO JOSÉ DOS CAMPOS SP PEGA MUITO BEM INCONFIDÊNCIA E ITATIAIA OC.

  15. Rogerio says:

    pelo que eu sei a Guarujá de Floripa desativou porque os custos de manutenção dos equipamentos seriam caros, e maioria hoje escuta radios pela internet em tablets e celulares. Foi o que me disseram, não sei o certo. Gostava muito de ouvir a Guarujá de Florianópolis em ondas curtas no meu radinho de pilha em ondas curtas de 49 metros.

  16. João Damasceno says:

    Não entendo, muito leio sobre “o fim das ondas curtas” e tal, e que teria como um dos fatores mais expressivos, o alto custo para se propagar o sinal em ondas curtas, ou seja, transmissões em 100, 200, 300Kw. Mas como assim? Acabei de ver no Tudo Rádio.com diversas rádios FM que operam com essas potências e nem por isso há ninguém reclamando que “é um absurdo o custo de energia elétrica”. Tudo bem que no caso deles há que se falar em patrocínios diversos, publicidade etc. Mas mesmo assim, fico pensando até que ponto o fator “consumo de energia elétrica” é algo tão limitante nas OC…!!!

  17. SEBASTIAO QUIRINO ROCHA says:

    AQUI NA MINHA CIDADE NAO ESTOU SINTONIZANDO A RADIO ITATIAIA E A RADIO BANDEIRANTES TODAS DUAS ONDAS CURTAS A MAIS DE MES JA ESTOU SEM ESPERANCA DE OUVIR OPROGRAMA DO EDUARDO COSTA DO CALOS VIANA NA ITATIAIA NA BANDEIRANTES NAO POSSO OUVIR MAIS O PULO DO GATO JORNAL GENTE E VAI POR AI AFORA QUE FALTA DE RESPEITO E CONSIDERACAO COM OS OUVINTES SEM MAIS OBRIGADO SEBASTIAO JUIZ DE FORA M G

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *