Recuperação do edifício Adolfo Zigelli homenageia jornalista catarinense

A reinauguração do tradicional edifício Adolfo Zigelli, no Centro de Florianópolis, na quinta-feira, 29/05/14, foi uma noite de boas histórias.

[ Cláudio Schuster ]

Acari Amorim

Acari Amorim

A modernização e recuperação do prédio, com projeto da arquiteta Glaci Refosco, foi além da obra concreta e revivendo a memória de um dos principais jornalistas de Santa Catarina. Adolfo Zigelli, que faleceu em um acidente aéreo, em 1975, foi lembrado por companheiros de profissão e de vida, como Antunes Severo, Moacir Pereira e Ademir Arnon, presidente da Associação Catarinense de Imprensa que o ícone do radiojornalismo ajudou a fundar. Arnon lembrou que Zigelli foi pioneiro, criando para a Rádio Diário da Manhã, o Manual de Redação, hoje comum no jornalismo. Antunes Severo destacou sua intransigente postura ética, ao colocar o jornalismo acima de interesses particulares e econômicos. Moacir Pereira recordou a noite de carnaval que não houve por causa de uma grande chuva e que fez Zigelli comandar, com criatividade, uma exemplar reportagem para o rádio sobre a situação da cidade sem samba, mas com muita água.

No ato, falaram ainda o irmão de Adolfo, o advogado Walter Zigelli, e o sobrinho do jornalista, Carlos Guilherme Zigelli. Diretor-superintendente do Sebrae-SC, ele lembrou que nos Estados Unidos, por exemplo, já cessaram as construções de novos shopping centers, para assim destacar a importância do comércio nas ruas das cidades.

Construído na década de 1970, o edifício Adolfo Zigelli recebeu um tratamento chamado retrofit, processo que moderniza e recupera as instalações, respeitando as características da construção. “Parece que uma varinha mágica tocou tudo por aqui”, resumiu uma moradora. Depois de décadas, o prédio ganhou uma nova vida e se valorizou. A síndica, Maria Aparecida dos Santos, ressaltou a importância da compreensão e do compromisso de todos para que a obra fosse realizada.

A arquiteta Glaci Refosco, ao final, fez a defesa de uma arquitetura com compromisso social, voltada para a qualidade de vida das pessoas, e apresentou ainda a segunda parte do projeto, com a renovação da parte externa do prédio.

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *