Rede ethernet evoluiu de maneira impressionante

MILTON – Bom dia, Ethevaldo, como vai?

ETHEVALDO: Bom dia, Milton, bom dia, ouvintes. Tudo ótimo.

MILTON – Ethevaldo, como você avalia a evolução das chamadas redes locais de computadores?

ETHEVALDO – As chamadas redes Ethernet de alta velocidade foram inventadas nos anos 1980 por Robert Metcalfe, para interligar computadores via cabo coaxial ou fibra óptica, dentro de um edifício ou grandes locais de eventos. No princípio, alcançavam o máximo de 10 Megabits/segundo.

Com a expansão da internet e com o uso do protocolo IP, a partir dos anos 1990, as redes Ethernet evoluíram de forma impressionante, ao longo dos últimos 20 anos, e alcançaram velocidades que hoje variam de 40 a 100 Gigabits/segundo.

MILTON – Quais são as vantagens práticas dessas redes?

ETHEVALDO: Além de permitir o acesso à internet, as principais vantagens práticas de uma rede Ethernet incluem a conexão de computadores, bancos de dados, terminais, sistemas de comunicação internet e outros dispositivos.

MILTON – E daqui para o futuro qual é a perspectiva de evolução dessas redes?

ETHEVALDO: O próximo salto será o desenvolvimento de padrões de velocidades de até 400 Gigabits por segundo, ou seja, 400 bilhões de bits por segundo. Essas velocidades já são necessárias para atender não apenas à demanda de algumas grandes corporações, mas, em especial, dos imensos data centers espalhados pelo mundo.

Imagine a demanda de uma rede social como o Facebook ou o YouTube que atende a mais de uma bilhão de consultas por dia, Milton.

MILTON – Até amanhã.

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *