Remédio pessoal

Rádio CBN Brasil | MUNDO DIGITAL, com Ethevaldo Siqueira
Milton – Ethevaldo, hoje é sexta-feira, dia de falarmos sobre o futuro. Você prometeu falar sobre os medicamentos personalizados.
Ethevaldo – Vamos lá, Milton. Vou começar com a história atual e verdadeira de Lauren Brenneman e seu filho Isaac, portadores de uma doença chamada fibrose cística. Eles já contam com um remédio personalizado para tratar essa doença. Aliás, esse poderia ser um exemplo do que poderá acontecer com milhões de outras pessoas em 2020 ou 2025.

Milton – Explique a doença e o medicamento personalizado.
Ethevaldo – A fibrose cística é uma doença hereditária que afeta todo o organismo e causa deficiências progressivas, a começar do acúmulo de muco nos pulmões e, em consequência, grande dificuldade para respirar. Metade de seus portadores morre antes dos 30 anos. A doença tem difícil tratamento porque suas vítimas se tornam resistentes aos antibióticos e outros medicamentos tradicionais. Mas a ciência já tem um medicamento personalizado para Lauren Brenneman e o garoto Isaac, baseado em seu DNA. É o Kalydeco. Mãe e filho se tornam, assim, os primeiros pacientes dessa doença a utilizar o que podemos chamar de medicamentos do futuro. Quem quiser conhecer mais detalhes, pode entrar no Youtube e ver o depoimento de Lauren Brenneman.

Milton – Como é feita essa pesquisa?
Ethevaldo – O medicamento Kalydeco foi desenvolvido pela Vertex, empresa que emprega cerca de 200 mil pesquisadores. O trabalho desses cientistas utiliza intensamente os computadores para analisar tanto a estrutura do DNA dos pacientes quanto de milhares de substâncias que, potencialmente, possam atuar positivamente em cada paciente. Imagine o que vai ocorrer daqui a uma década, Milton, com o trabalho de centenas de laboratórios desse tipo no mundo. Por volta de 2020, milhões de pessoas poderão contar com medicamentos personalizados, muito mais eficazes, porque serão criados especialmente para cada paciente, com base em seu DNA.

Categorias: Tags: , ,

Por Ethevaldo Siqueira

Escritor, consultor e jornalista especializado em novas tecnologias. É colaborador da revista Época e comentarista da Rádio CBN. Ethevaldo cobre o setor tecnológico ligado à comunicação há mais de 40 anos entrevistando cientistas, participando de congressos internacionais e visitando exposições, laboratórios e universidades.
Veja todas as publicações de .

Comente no Facebook

1 responder

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *