Reportagem de Televisão: como produzir, executar e editar

O livro de autoria do jornalista João Elias da Cruz Neto “Reportagem de Televisão: como produzir, executar e editar”, lançado pela Editora Vozes já está nas bancas.
“Esse livro tem o objetivo de especificar todas as fases de uma reportagem para ser exibida na televisão. Comecei a trabalhar com jornalismo há nove anos, no inicio senti muita dificuldade em atuar na área devido a carência de informações. Fui me aperfeiçoando com a prática e leitura de alguns livros. Agora estou lançando este livro que vai ajudar muito aos novos profissionais e universitários que pretendem atuar na área de rádio e televisão”, garante o jornalista que é editor do Bom Dia Sergipe, da TV Sergipe.

O livro é dividido em três partes. Inicialmente, são mostradas as características da televisão que interferem no modo de fazer jornalismo. Na primeira parte, são ressaltadas as características da notícia, o modelo de pauta e a importância das fontes.

A segunda parte começa falando sobre a composição da equipe de reportagem, especifica como deve ser feita a entrevista e, também, o texto para a televisão; analisa alguns tipos de matérias, ressalta os cuidados que devem ser tomados com a voz e o corpo e explica como é feita a captação de imagens.

Na terceira parte, a abordagem se volta para a edição da reportagem, como escolher o trecho da sonora que vai ser colocado na matéria, quais os efeitos mais utilizados e como é feita a lauda de um telejornal. Para finalizar, há um capítulo falando sobre a ética necessária em todo o processo de produção de um telejornal.

Além disso, a obra apresenta uma série de cinco reportagens que foram exibidas, analisando as cinco pautas, os cinco textos feitos pelos repórteres e as modificações que foram realizadas nas matérias pelo editor de texto.

O livro pretende orientar o estudante de jornalismo que deseja trabalhar em televisão ou, simplesmente, quem deseja conhecer um pouco mais a respeito do processo de produção de notícia na televisão.

Fonte: Fredson Navarro, do Emsergipe.com

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *