Retorno em 1974: de Osmar Santos para Joseval Peixoto

Diretamente da Alemanha, após transmissão da Copa do Mundo, Osmar anunciou a volta de Joseval Peixoto na Rádio Jovem Pan.

microphone-516043_1280Uma situação pouco comum no rádio dos anos 1970. Um jovem de 24 anos era o narrador esportivo titular da Rádio Jovem Pan de São Paulo na decisão de uma Copa do Mundo de Futebol. Após o jogo, caberia a ele fazer as honras da casa e anunciar a volta do um experiente narrador, que transmitiu a Copa anterior, a de 1970, na emissora.

Era 7 de julho de 1974. Final da Copa do Mundo: Alemanha Ocidental 2 x 1 Holanda. Encerrada a transmissão, diretamente da Alemanha, Osmar passou a bola para Joseval Peixoto, que havia deixado a Rádio Jovem Pan no início dos anos 1970. No retorno, Joseval narrou São Paulo 1 x 1 Portuguesa, pelo Campeonato Brasileiro de Futebol.

“Nós estamos felizes por sua volta, Joseval, que vem para continuar a missão de renovar o rádio”, disse Osmar Santos, numa referência às especulações da época. Nos bastidores do rádio esportivo, havia quem acreditasse que volta da Joseval, um locutor de estilo mais clássico, poderia representar um retrocesso na mudança, promovida por Osmar, na linguagem das transmissões esportivas do rádio de São Paulo.

Na Copa do Mundo de 1974, a equipe esportiva da Pan contava, entre outros, com Osmar Santos (principal narrador), Claudio Carsughi (comentarista titular, atualmente trabalhando nas emissoras EBC), Leônidas da Silva (comentarista e ex-jogador de futebol), Orlando Duarte (comentarista) e Cândido Garcia (repórter de campo).

No clássico São Paulo x Portuguesa, os repórteres de campo eram Fausto Silva (Faustão) e Aluani Neto. Sérgio Cunha comentou o jogo e Narciso Vernizzi foi o responsável pelo plantão esportivo da Jovem Pan.

O rádio faz história

Com colaboração do escritor, radialista e especialista com mercado da comunicação Fernando Morgado, quadro ‘O rádio faz história’ do Todas as Vozes desta terça-feira (13) mostra como foi a ‘passagem de bola’ de Osmar Santos para Joseval Peixoto. Todas as Vozes vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h20 às 10h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro – 800 kHz, com apresentação do jornalista, professor e radialista Marco Aurélio Carvalho.

(Por  Rádio MEC AM, 16/10/2015)

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *