Retrospectiva & Perspectivas 2018

O estudo Retrospectiva & Perspectiva – Kantar Ibope Media apresenta dados do desempenho do mercado publicitário.

Clique aqui e faça o download completo do estudo e confira os destaques da indústria!

Contrariando expectativas, o ano de 2018 reage. O PIB Brasileiro cresceu pelo segundo período consecutivo e, assim, o ano encerra com otimismo entre empresários e a população e a publicidade apresenta sinais positivos.

Eventos como a Copa do Mundo e a Black Friday contribuíram para o resultado do ano, que apresentou em todos os meses investimento equivalente ou superior ao ano anterior, mesmo com a restrição de espaço publicitário na TV Aberta devido ao horário eleitoral obrigatório.

O ano foi marcado pelo volume de novos anunciantes e marcas nos meios e veículos aferidos pela Kantar IBOPE Media, com alta de 36% no número de anunciantes e de 39% no número de marcas. Os meios com maior concentração dessas campanhas foram o Digital (Display+Search), a TV Aberta e o Jornal.

Em relação ao desempenho dos meios, a TV concentrou 71% dos investimentos considerando TV Aberta, TV por Assinatura e Merchandising. Seguindo histórico, os meios Jornal e Rádio mantiveram respectivamente a segunda e terceira posição com valores brutos e share próximos ao patamar de 2017.

Cinema e Display têm impacto importante, e os valores não podem ser comparados a 2017, pois parte desse volume é reflexo da ampliação de cobertura nesses meios, só em display foram mais de 200 sites incluídos no monitoramento ao longo de 2018, em cinema 120 cidades a mais que o ano anterior.

Por sua vez Search e OOH apresentaram variação positiva acima de dois dígitos, com respectivamente 15% e 16% de crescimento comparado a 2017.

Já nos setores econômicos, o Comércio continua na liderança com 18% do espaço publicitário, seguido por Serviços, Financeiro, Higiene e Beleza e o Farmacêutico, todos no topo do ranking de 2017, apenas alternando as posições. Destaque para Telecomunicações com investimento 29% superior em comparação ao ano anterior.

(Kantar Ibope Media, 06/05/2019)

 

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *