Revista Esboços: histórias em contextos globais lança canal de podcasts

A revista ‘Esboços: histórias em contextos globais’, editada pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina, está completando 25 anos em 2019.

Para marcar a data, foi lançado um canal de podcasts.

O canal ‘Podcast da Esboços’ foi criado como um espaço para ampliar a compreensão sobre os artigos publicados na revista e levar os ouvintes aos bastidores da pesquisa realizada pelas principais vozes da História Global. Em sua estréia o canal apresenta a série “Especial de 25 anos”, pensada para comemorar o aniversário da revista. O primeiro episódio conta com a participação de Maria Bernardete Ramos Flores, professora aposentada do Departamento de História da UFSC e idealizadora da Esboços, e pode ser acessado aqui.

O canal é uma iniciativa do Conselho Executivo da Esboços e tem como ideia postar entrevistas com antigos editores quinzenalmente, a fim de resgatar a história do periódico, além de mostrar detalhes pouco conhecidos acerca da criação e desenvolvimento do mesmo. Os episódios são gravados e editados por Bruna Vitória Grando, estudante da graduação em História e estagiária da Esboços, sob coordenação de Flávia Florentino Varella, professora do Departamento de História e atual editora-chefe da revista.

O ‘Podcast da Esboços’ pode ser ouvido em plataformas como o Spotify e o iTunes, e também em seu site oficial.

Saiba mais: A ‘Esboços: histórias em contextos globais’ tem como principal objetivo contribuir para o debate em torno da História Global. Nesse sentido, a revista publica artigos, entrevistas e resenhas que fomentem a reflexão em torno das abordagens transculturais, das múltiplas integrações, das histórias conectadas, transnacionais, comparadas, marítimas, do sistema mundo, dos processos em micro e macro escala, entre outros enfoques próprios da História Global. Outras informações podem ser acessadas no site institucional e na página oficial no Facebook.

(UFSC, 11/06/2019)

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *