Revista Luso Brasileira é tema de tese de doutorado

Pesquisadora Cristina Iuskow redescobre a Revista Luso Brasileira, dirigida pelo jornalista português Mario Fernandes Dias.

DSCN1033Editada em Florianópolis, a revista circulou de 1961 a 1979 com distribuição local, nacional – nas principais capitais brasileiras – e em Portugal, além de outros países de língua portuguesa. A revista primava pela apresentação de matérias sobre hábitos e costumes dos habitantes da Ilha de Santa Catarina, incluindo entrevistas com personalidades locais, além de reportagens sobre cidades portuguesas, escritores portugueses e notícias sobre a política de Portugal e das colônias portuguesas. Acho bem importante essa complementação. . Em 1962 fui entrevistado sobre a atividade profissional como radialista atuante da Rádio Diário da Manhã, emissora que através da estação de ondas curtas em 31 metros, cobria várias regiões da América Latina, África, Europa e Japão.

Na entrevista desta edição do Ponto de Encontro, conversei com a historiadora Cristina Iuskow que atualmente desenvolve seu trabalho de pesquisa para a tese de doutorado na Udesc. Para saber mais ouça o podcast anexo.

Aproveite e leia no site do Instituto Caros Ouvintes Dissertação apresentada como exigência parcial para obtenção do titulo de mestre em História: Brasilidade e embelezamento: o canto orfeônico e a assepsia dos gestos corporais, de Cristina Iuskow.

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *