Roberto Amaral, 50 anos de rádio e televisão

Marcos Bedin

O empresário Roberto Rogério do Amaral, presidente do Sistema Catarinense de Comunicação (SBT/SC) será uma das personalidades com 50 anos de atuação na área de comunicação a receber homenagem na 4a Festa da Imprensa de Santa Catarina em Chapecó. As festividades, que se iniciarão às 11 horas do dia 27/8, consistirão de solenidade, homenagens, lançamento de obra e almoço festivo e estão sendo coordenadas pelo presidente Ademir Arnon e pelo diretor regional da ACI, Marcos A. Bedin. Está confirmada a participação do governador Raimundo Colombo.

Roberto Amaral é natural de São Paulo, viveu desde a infância em Lages, Santa Catarina. Formou-se em engenharia e administração pelo Inatel e pela Uniplac, respectivamente.  Na década de 1970 trabalhou como engenheiro na RBS e na TELESC. Concluiu cursos de aperfeiçoamento na Thomson Foundation Television College, em Glasgow, e na Siemens, na Alemanha.

Atualmente, cursa doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina em Engenharia e Gestão do Conhecimento, é presidente da Associação Empresarial de Lages e do Sistema Catarinense de Comunicações, grupo constituído por empresas  de televisão aberta (SBT), emissoras de rádio, televisão por assinatura, provedoria de internet e comunicação móvel.

Obteve o grau de Mestre em Administração pela UDESC e MBA em Gestão Global pela UNI (Lisboa). Estudou na PUC/SP e na UFSC disciplinas de Sociologia Política. Foi o instituidor da Fundação Carlos Joffre do Amaral.

Como empresário de comunicação, Roberto Amaral foi um dos pioneiros na implantação de emissoras de televisão e de rádio FM no Estado. Foi um dos fundadores e primeiro presidente da ACAERT. Presidiu ACIL – Associação Comercial e Industrial de Lages por quatro mandatos. Vice-presidente regional da FACISC, Presidente do Conselho Curador da UNIPLAC. Presidente da Casa da Cultura de Lages. Membro do Conselho de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina, Cidadão Catarinense, pela Assembleia Legislativa de SC. Cidadão Honorário de vários municípios.  Recebeu as comendas de “Administrador do Ano” pelo CRA/SC, Mérito da Radiodifusão pela ACAERT e da Policia Militar de Santa Catarina.

Entre os profissionais que completam 50 anos de atividades também estão o radialista Romeu Roque Hartmann e o radialista e cerimonialista Casemiro Roberto Vieira, ambos da Rádio Chapecó, e Geraldo Nilson de Azevedo, da Central de Diários, de Florianópolis. Serão prestadas homenagens especiais ao empresário Dornéles Dávi e ao radialista Jorge Mattos.

A diretoria regional oeste da Associação Catarinense de Imprensa já prestou homenagens aos seguintes profissionais do grande oeste e planalto: Amilton Martins Lisboa, Alfredo Lang, Dino Pattussi, Luiz Perroni Pereira, Arlindo Sander, Rogério de Oliveira, José Francisco Müller Bohner, Plínio Ritter, Arnaldo Carlos Lanz, Ernani Edison Horvath, Antônio Vicente Schmitz e Manoel Corrêa.

Profissionais de todas as áreas da comunicação participarão da festa – jornalistas, radialistas, publicitários, relações públicas, mídias, docentes, empresários e proprietários de meios de comunicação – representando o caráter multiprofissional da ACI.

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *