Rock: ‘The Killers’ e a música ‘Mr. Brightside’

“Foi apenas um beijo”, confessa o eu-lírico para os ouvintes e assim inicia-se a narrativa musical de ‘Mr. Brightside’.

A confissão em si parece regada por diferentes sentimentos, como por exemplo, confusão, fascínio e medo.O personagem principal da música não entende como somente um beijo foi capaz de lhe causar tantas perturbações e é justamente por isso que ele repete algumas vezes a frase, como se estivesse confuso e tentasse entender o poder do fascínio que a mulher lhe provocou.

the killers

Junto com este fascínio, o personagem sente que o medo começa a impregnar-se em sua alma, já que sua paixão exerce um domínio exorbitante sobre ele, consequentemente o eu-lírico acaba sendo tragado ao campo dos delírios.

Realidade e fantasia fundem-se na mente do homem perturbado pelo ciúme, sendo que no vídeo clipe da música o burlesco cumpre genialmente o papel da fantasia/delírio. É interessante notar o modo como a obsessão rege o amor que o personagem sente, tudo isso está explicito através das fantasias que ele constrói de forma minuciosa: “Enquanto ele está fumando/ Ela dá um trago/ Agora eles vão para cama/ E meu estômago está doendo/ Está tudo em minha cabeça/ Mas ela está tocando o peito dele/ Agora/ Ele tira o vestido dela.”

Toda descrição é carregada por uma tensão que emana da voz do cantor, desse modo, vale destacar que Brandon Flowers utiliza habilmente sua performance vocal como elemento intensificador da dramaticidade.

A música ‘Mr. Brightside’ possui uma veia literária muito forte, nos fazendo lembrar o romance de Machado de Assis, Dom Casmurro, principalmente no que tange a narração em 1ª pessoa, com o narrador recapitulando situações de sua vida e refletindo sobre elas, as duas histórias abordam temas como a densificação do ciúme, a dicotomia entre realidade e o delírio, além disso, ambas são obras abertas a diferentes interpretações.

Confira abaixo o clipe da música e sua performance ao vivo:

1 responder
  1. Sany says:

    Amei a interpretação! Ouvia a tempos essa musica, mas sempre quis saber do que se tratava.
    Obrigada!

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *