Rodolfo Lima Martensen, um dos pioneiros do Rádio 2

Lima Martensen tenta carreira de “Speaker” em São Paulo. Aos 18 anos de idade, Lima Martensen  se transfere para São Paulo para onde seus pais haviam se mudado há algum tempo. Seu primeiro emprego é como vendedor mas ele não esqueceu de sua aventura  radiofônica no Rio Grande.
Francisco Socorro, de Florianópolis

Em São Paulo ele teve contato com as grandes estrelas do rádio de então: César Ladeira, Celso Guimarães, Otávio Gabus Mendes, Renato Macedo. Suas emissoras prediletas: Cruzeiro do Sul, Record, Difusora e Educadora Paulista.

E aconteceu que a Rádio Educadora Paulista abriu um concurso para a contratação de um “speaker”, para o qual  se candidataram 20 interessados – Lima Martensen era  um deles. O próprio Lima Martensen conta essa sua  primeira tentativa de entrar na Educadora: “Depois de uma longa espera, distribuíram o texto que deveria ser lido ao microfone. Havia no texto uma crônica, uma notícia e um spot. Tivemos tempo para ensaiar e depois começamos a ser chamados por ordem alfabética. Um grupo de três radialistas, sob o comando de Lair de Castro Coti, fazia o julgamento e já ia informando o resultado diretamente às vítimas.

Lair não  perdia muito tempo com panos quentes. Era pão, pão, queijo, queijo. – Olha, meu caro, você não dá pra coisa, não. Muito obrigado, pode ir embora… Principiei pela crônica, um belo texto de Guilherme de Almeida. Quando ia atacar a notícia soa, estridente, a campainha do estúdio. Lair sai da sala de controle e entra no estúdio esbaforido e diz: Pare, pare, rapaz! Não é preciso mais nada. Você tem um sotaque de gaúcho que não dá pra aproveitar”.

E assim termina para Lima Martensen o sonho de ingressar no rádio em São Paulo como locutor. Na verdade essa primeira derrota serviu de estímulo para Lima Martensen que passou a preparar-se para ingressar na área de criação radiofônica, algo que ocorreria algum tempo depois quando  Cassiano Gabus Mendes lhe abre as portas da Rádio Record. Mas esse já é um outro episódio que fica para a próxima semana…

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *