Rosinha do café

Curiosa, dona Rosinha que serve o cafezinho e varre o estúdio (quando está de bom humor), olha pro computador, apóia-se na vassoura, faz aquele ar de “o que é isso” e larga o foguete: “E esses pontinho cor laranja, que bunitinho!”.– Ahn? Reage o redator de plantão, em forma de grunhido de quem está voltando da selva sideral. E, logo refeito, aterrissa com o bom humor dos sábios: serve um cafezinho que eu explico.

Bebericando a rubiacea escaldante, vai debulhando:

– Querida, nós estamos aqui nesta sala e ao mesmo tempo numa porção de lugares em várias partes do planeta terra.

Rosinha que sempre quis saber as coisas ‘tim-tim-por-tim-tim’ também é chegadinha em devaneios galáticos, dá corda: “legal! E ocê sabe essa aqui donde dé qui é”?

Dareco, o redator do horário, leva a consulta sério e clica na bolinha enquanto fala:

– Essa aqui é Shanghai lá no Japão, do outro lado da terra. Lá tem um japinha lendo as matérias de hoje.

– “Mais e ele sabe falá portugueis”, arriscou ela com aquele olhar de “olha tu não inventa!”.

Paciente e curioso, Dareco informa: ele não precisa saber português, ele tem um programa no computador – igualzinho este aqui – que mostra tudo em japonês pra ele.

– Ah! E esse aqui? Aponta Rosinha com o cabo da vassoura.

– Esse é também do outro lado da terra, um pouco mais perto, mas ainda longe pra dedéo. Já ouviste falar em Singapura? Fica lá pras bandas China.

– Aquela das Olimpíad…? E empacou.

– É. Você sabes o que quer dizer Singapura em malaio, a língua deles?

Ela arregalou os olhos e ele deitou erudição “Cidade do Leão”. Aqui tem o Avaí, não tem? Pois eles – que também são uma ilha – têm o seu leãozinho.

Rosinha, animada com atenção do Dareco continua apontando para as bolinhas no mapa. Dareco encantado com o interesse da Rosinha vai respondendo: aí é a cidade de Maputo, capital de Moçambique, essa mais acima é Luanda, na Angola; essa já é no Egito e se chama Petah Tiqwa; agora você está em Barcelona na Espanha; essa mais pra direita é Roma, onde o Papa mora; aí é Paris, a capital da França; agora estamos em Zurich, maior cidade da Suíça. Fica bem no centrinho da Europa…

Ai, seu Dareco, interrompe Rosinha agora com o dedo quase encostado na tela “e esse monte aqui?”

Quase rindo Dareco vai destrinchando, mostrando localidades em vários países até chegar ao Brasil. Então se dá conta que a conversa precisa terminar porque ele tem que postar a matéria.

– Rosinha, vamos fazer o seguinte: são muitas as localidades onde o Caros Ouvintes é acessado. Ao todo são 280 cidades de 37 países e territórios que geram um fluxo mensal de quase oito mil visitas únicas ao portal.

Eu vou resumir pra você. Vou dizer os 10 países com maior número de leitores-ouvintes do Caros Ouvintes somente nos últimos 30 dias. São, pela ordem, Brasil, Portugal, Estados Unidos, Argentina, Inglaterra, Angola, Canadá, Japão, Espanha e república Dominicana.

– E aqui no Brasil? Indaga Rosinha percebendo que o tempo da entrevista estava acabando.

– Aqui, pra facilitar, vou mostrar as 10 cidades onde está o maior número de leitores e ouvintes. Florianópolis vem em primeiro lugar, São Paulo em segundo, Porto Alegre em terceiro, Curitiba em quarto, Rio de Janeiro em quinto, Belo Horizonte em sexto, Blumenau em sétimo, Brasília em oitavo, Salvador em nono e Joinville em décimo.

– E aqui em Santa Catarina?

– Em Santa Catarina, além das citadas – sempre considerando a quantidade de acessos, vêm Imbituba, Navegantes, Criciúma, Chapecó, São Carlos…

– Que mundão, hein seu Dareco?

– Sabe de uma coisa: você me deu uma boa idéia para um artigo. Quando quiser apareça pra conversar mais um pouco, ta legal?

– Mucho legal, seu Dareco. Acho que vou contá pro Silvino que o meu trabalho aqui ta sendo visto no mundo todo!

Fonte: Google Analytics 14/10/2008 16h54’50’’

1 responder
  1. Fátima says:

    “Seu” Dareco.. fala prá Rosinha que
    tô mandano um abraço pra ela, daqui de Belzonte.
    Diga-lhe também que deu inté pra sentir o
    cheirinho do café…
    Espero que ela não lhe peça para explicar como
    isso pode acontecer, hehehehe!!!!

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *