Segmentação e Inovação: os Caminhos do Rádio

A segmentação é um fato conhecido na evolução do rádio brasileiro e que começou nos anos 70 com a chegada das FM. Esse fenômeno sofreu aceleração notável nos últimos 10 anos.
Por Chico Socorro

Neste ano, foi agregado ao processo um novo ingrediente: inovação. A Academia Brasileira de Marketing – ABM premiou neste ano 4 cases interessantes de rádios que se destacaram, tema da coluna de hoje.
Antes de tudo, para que se possa avaliar a importância e seriedade da premiação, fornecem os nomes do júri do 19º Prêmio Veículos da ABM:
Francisco Gracioso (ESPM), Lincoln Seragini (Seragini/Farné), Gilmar Pinto Caldeira (ADVB), Pedro Cabral (Click), Armando Ferrentini (Editora Referência) Francisco Alberto Madia de Souza (Madiamundomarketing), Alex Periscinoto (SPGA – Salles, Periscinoto, Guerreiro e Associados), Milton Mira de Assumpção Filho (M. Brooks), João Estevão Cocco (J. Cocco Associados) e João de Simoni Soderini Ferraciú (Grupo De Simoni).
Comecemos pela BAND NEWS FM, a grande vencedora com um modelo de rádio considerado inovador pelo júri da ABM. A essência da inovação consiste na irradiação de jornais completos de 20 minutos sem parar, durante 24 horas. São notícias nacionais e locais, prestação de serviços e a opinião de um time sem comparação, com mais de 40 nomes que são referência em suas respectivas áreas de atuação.
Exemplos: Carlos Nascimento, Ricardo Boechat, Mário Sérgio Conti, Dora Kramer, José Simão. Textos são interpretados pelo mais importante profissional de teatro de sua geração: Paulo Autran.
É claro que é preciso destacar que uma revolução como essa precisa estar apoiada por um grupo de mídia que tenha à frente uma TV aberta – TV Bandeirantes, no caso e parceiros da mídia impressa.
Notícias ao vivo com a Jovem Pan AM 620. A Jovem Pan é um exemplo de constante renovação. Uma Rádio que está permanentemente ligada com os interesses e paixões de seus ouvintes. Num ano em que a crise política se desenrola há mais de 5 meses, a Jovem Pan transmite ao vivo as CPIs. A Jovem Pan, por exemplo, já garantiu sua vaga na Copa de 2006. A Pan está ligada também nas causas sociais, como é o caso da campanha “Jovem Pan pela Vida contra as drogas”. Por isso tudo, mereceu ser premiada.
GUARANI FM 96,5 de Belo Horizonte. uma rádio regional, fora do Eixo São Paulo-Rio de Janeiro. A Guarani, desde a sua criação, há 25 anos, optou pela estratégia da segmentação.
Moldou a sua programação para o público das classes A e B que, além do poder aquisitivo, possuem curso superior, bom gosto e boa cultura musical.
A sua programação é constituída basicamente de música da melhor qualidade, informações atualizadas e agenda de eventos culturais.
Uma característica especial da Guarani é que ela apóia shows e ações culturais voltadas para o seu público-alvo, como, por exemplo, o Wellness Guarani FM.
Está aí um bom exemplo de uma rádio que descobriu seu nicho e permaneceu coerente com a sua estratégia até hoje. Por isso, foi selecionada pelo júri da ABM.
89 FM – A RÁDIO ROCK.
A Rádio Rock, no ar já 20 anos, representa um case de sucesso de rádio dirigida exclusivamente ao público jovem da cidade de São Paulo. Ela é direcionada essencialmente para os jovens das classes A e B de 15 a 29 anos.
A Rádio Rock se especializou na realização de eventos que tenham total afinidade com os seus ouvintes. Ela promoveu com exclusividade , em São Paulo, grandes shows internacionais.
Em suma, a Rádio Rock 89 FM desenvolveu uma estratégia de segmentação vitoriosa que agrada em cheio seu público-alvo e garante retorno aos investimentos publicitários.
Um dos objetivos destes comentários, é o de estimular que rádios catarinenses que estejam fazendo mudanças estratégicas em sua programação inscrevam seus cases na próxima edição do prêmio conferido pela ABM – o mais importante do gênero no País.


{moscomment}

Categorias: Tags: ,

Por Chico Socorro

Publicitário, nasceu em São Paulo e veio para Santa Catarina no final da década de 1970 para implantar e gerenciar o setor de comunicação e marketing da Cia Hering de Blumenau. Chico Socorro é consultor independente de comunicação e marketing para as áreas de licitações públicas e prospecção de novos negócios.
Veja todas as publicações de .

Comente no Facebook

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *