Sem campeão

Boa parte da imprensa esportiva não conhece o Regulamento das competições hoje em andamento.

futebolEscrever ou falar que o Corinthians é campeão do primeiro turno da Série “A” e o Vitória da “B” é uma das maiores burrices que ouço e leio. Assim como a maioria dos jornalistas desconhece as regras do futebol, também desconhece o regulamento. No final de semana foi desdobrada a décima nona (19) rodada em ambos os campeonatos.

Se ao termino do primeiro encontro entre os vinte participantes tivesse um campeão, a segunda parte teria que começar com todos zerados em pontos. Mas, isso não é a verdade. Para os que desconhecem apresento o Regulamento Oficial que explica sobre a Forma de Disputa do Campeonato de 2015.

Art. 10 – O Campeonato será disputado no sistema de pontos corridos, de forma continua, em turno e returno, sendo 19 jogos de ida e 19 jogos de volta, sagrando-se campeão o clube que acumular o maior número de pontos ganhos em toda a disputa.

Parágrafo único – O mando de campo de todas as partidas pertencerá ao clube colocado à esquerda da tabela elaborada pela DCO.

Art. 11 – Em caso de empate em pontos ganhos entre dois ou mais clubes ao final da competição, o desempate, para efeito de classificação final, será efetuado observando-se os critérios abaixo:

1º) maior número de vitórias;
2º) maior saldo de gols;
3º) maior número de gols pró;
4º) confronto direto;
5º) menor número de cartões vermelhos recebidos;
6º) menor número de cartões amarelos recebidos; 7º) sorteio.

§ 1º – Para efeito do quarto critério (confronto direto), considera-se o resultado dos jogos de ida-e-volta somados, ou seja, o resultado do “jogo de 180 minutos”.
§ 2º – Permanecendo o empate no “jogo de 180 minutos” do confronto direto, conforme acima mencionado, o desempate dar-se-á pelo maior número de gols assinalados no campo do adversário.
§ 3º – No caso de empate entre mais de dois clubes, não será considerado o quarto critério.

Art. 12º – Os quatro últimos clubes classificados da Série “A” de 2015 descenderão para a Série “B” em 2016; os quatro primeiros classificados da Série “B” de 2015 acessarão a Série “A” de 2016.

E ponto final. É isso aí.

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *