Sensores estão revolucionando a tecnologia

MILTON – Bom dia, Ethevaldo, como vai?

ETHEVALDO: Bom dia, Milton, bom dia, ouvintes. Tudo ótimo.

MILTON – Ethevaldo, como você avalia o desenvolvimento dos sensores?

ETHEVALDO: A evolução desses dispositivos é muito rápida, Milton. Com os sensores, os computadores e outras máquinas passam a enxergar, a ouvir, a falar, a entender a linguagem humana, a identificar odores e sabores e reconhecer superfícies ásperas ou lisas por uma forma de tato.

MILTON – Em que áreas serão aplicados esses sensores?

ETHEVALDO: Os sensores podem ser aplicados em praticamente todos os setores da vida humana, Milton. Vejamos alguns exemplos:

1. Entretenimento e arte. Nesse setor, teremos robôs-músicos, robôs-esportistas e robôs que apresentarão shows e programas de TV.

2. Medicina e ciência. Nessas áreas, teremos centenas de tipos de exames clínicos e cirurgias feitas com robôs, inclusive à distância.

3. Negócios. Nas áreas de controle financeiro, gerenciamento de materiais, prestam serviços ao consumidor em segmentos como os de marketing e de vendas.

4. Na área doméstica e de serviços pessoais, os sensores darão aos robôs a capacidade de executar os mais diversos trabalhos de casa, como limpeza, aspiração de pó, purificação do ar.

5. Na indústria e setores de segurança, os sensores dão novas habilidades aos robôs, o que aumenta a segurança no trabalho e permitem que os robôs executem tarefas mais perigosas ao ser humano; não só no trabalho como em situações de emergência, para desarmar bombas, entrar em áreas contaminadas ou prestar socorro em locais contaminados ou no meio áreas incendiadas.

MILTON – Até amanhã.

Entrevista gravada em 09 de outubro de 2014.

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *