Sesc em Florianópolis divulga a agenda cultural de abril

Teatro, intervenções, poesia, música e literatura integram a programação de cultura promovida pelo Sesc em Florianópolis (Prainha) em abril.

Dona Bilica Naquele Tempo. Crédito Vanessa Soares

 

A agenda do mês está repleta de atrações culturais, sempre com entrada franca. Os ingressos gratuitos são distribuídos uma hora antes de cada apresentação. A Unidade do Sesc está localizada na Travessa Syriaco Atherino, 100, no centro da capital catarinense.

A programação inicia com apresentações do espetáculo “Lulu”, com A Corda Velha, que traz crônicas bem humoradas do escritor Luiz Fernando Veríssimo encenadas por personagens drag queens, de 02 a 04/04, às 20h, no Teatro Sesc Prainha. O Grupo Lesma, de Conselheiro Lafaiete (MG) e convidados apresentam no evento “Abril Poético” com cortejo pelas ruas do centro da capital, na tarde do dia 06/04; Oficina Ritmo & Poesia, na manhã do dia 07/04 e show poético musical “Minas Catarina”, às 20h, no Teatro Sesc Prainha.

A música está em destaque com as apresentações dos artistas que participam do Seminário de Improvisação Musical Brasileira. Os concertos acontecem entre 08 e 12/04, às 20h, no Teatro Sesc Prainha, com as presenças de André Mehmari (08/04), Vinícius Dorin (09/04), Glauco Sölter (10/04), Fábio Leal (11/04), André Marques (12/04).

O Sesc também promove programação especial para celebrar a Semana Municipal do Livro Infantil. Para lançamento do evento, no domingo, 12/04, a instituição realiza uma Mini Maratona de Histórias, das 10h às 14h, na Unidade, com a participação de contadores de histórias. De 13 a 17/04, o Sesc levará as atividades para Unidades de Educação Básica e Biblioteca Sesc Florianópolis, com sessões de contações de histórias às 10h e às 15h. O encerramento, no dia 18, será ao meio-dia, na Rua Victor Meirelles, Centro Histórico de Florianópolis, com apresentação do espetáculo “No Dorso do Rinoceronte”, com Silvio Mansani.

Em turnê na Rede Sesc de Teatros, a Dona Bilica, personagem que representa a autêntica cultura açoriana do litoral catarinense, apresenta o espetáculo “Naquele Tempo”, no Teatro Sesc Prainha, no dia 15/04, às 20h. Entre rezas e cantorias, ela volta ao tempo dos antigos e relembra a história de sua família, sua infância e juventude, conta causos que ouviu nos engenhos de farinha, histórias de bruxas e assombrações. Nesta montagem, a atriz Vanderléia Will, criadora da hilariante personagem, que faz sucesso há 21 anos, com seu jeito alegre de representar uma típica lavadeira, benzedeira e rendeira da ilha, é dirigida pelo ator e diretor Renato Turnes. Ambos realizaram uma pesquisa de campo junto a moradores nativos de Florianópolis. Suas vivências, relatos e histórias são o mote que norteia o espetáculo, que teve seu processo registrado em um documentário.

Também tem atrações voltadas ao público infantil. Os espetáculos “A aventura do pirata Barba suja”, com Circo da Goiaba, em apresentações nos dias 13 e 14/04, às 10h e 15h, no Teatro Sesc Prainha; e “Conta Ações”, com Expresso Produções, nos dias 16 e 17/04, às 10h e 15h e no sábado (18), às 15h, no Teatro Sesc Prainha.

A Marcos Damaceno Companhia de Teatro, de Curitiba, apresenta curta temporada da peça “Árvores abatidas ou para Luís Mello”, de 22 a 24/04, às 20h, no Teatro Sesc Prainha. Adaptação do romance de Thomas Bernhard, a produção oferece uma irônica e crítica visão sobre artistas e formadores de opinião.

A programação do mês encerra com o espetáculo “Chá Preto”, direção Paula Bittencourt, de 30/04 a 02/05, às 20h, no Teatro Sesc Prainha. A montagem História de duas irmãs, Verônica e Isadora, que recebem convidados para um chá enquanto aguardam ansiosas a chegada da prima Carmela. Os conflitos da família são expostos, entre regras e etiquetas, na medida em que adentramos o universo destas mulheres.

Mais informações sobre a programação: (48) 3229.2200

AGENDA

02 a 04/04 (qui a sáb), às 20h, no Teatro Sesc Prainha: Espetáculo “Lulu”, com A Corda Velha (Florianópolis)

Sinopse: Homenageando o mais irreverente escritor brasileiro, Luiz Fernando Veríssimo, o espetáculo “Lulu” transpõe do papel para os palcos, de forma leve e bem humorada, o brilhantismo de suas crônicas. Batman e Drácula já velhinhos na etapa final de suas vidas discutem suas diferenças com o bom humor que só os velhos ranzinzas conseguem ter. Imaginem a honra de um carrasco apaixonado pela sua profissão que está prestes a executar seu maior ídolo. Não perca também uma ótima aula de manipulação de massas com um famoso genocida. E no meio de tudo isso se encante com o brilho e a elegância de lindas poetisas Drag Queens.

03, 10, 17 e 24/04 (sex), às 17h, em ruas do centro de Florianópolis: Intervenção teatral “Os Cabeções”, com Expresso Produções (Florianópolis)

06/04 (seg), 14h às 19h30, no Centro de Florianópolis: Abril Poético – Cortejo Poético, com Grupo Lesma (Conselheiro Lafaiete/MG) e convidados.
Sinopse: O Cortejo Poético é uma celebração e intervenção cultural no espaço urbano envolvendo poetas e artistas numa caminhada pelo centro histórico, patrimonial e cultural de Florianópolis. Funciona com declamações e outras apresentações em pontos previamente definidos no percurso onde os artistas vão se apresentando em relação interativa com o público e transeuntes.

07/04 (ter), 10h às 12h, no Teatro Sesc Prainha: Abril Poético – Oficina Ritmo & Poesia, com Grupo Lesma (Conselheiro Lafaiete/MG) e convidados

Sinopse: Técnicas de declamação poética e criação literária visando estimular o gosto pela leitura e a atividade da escrita. A parte sonora é realizada com a utilização de instrumentos confeccionados na própria oficina utilizando materiais reciclados onde os alunos desenvolvem uma relação com a linguagem poética e práticas ambientais. É uma das propostas da oficina realizar uma apresentação com os resultados finais da oficina convidando poetas participar junto aos alunos.

07/04 (ter), às 20h, no Teatro Sesc Prainha: Abril Poético – “Minas Catarina”, com Grupo Lesma (Conselheiro Lafaiete/MG) e convidados

Sinopse: Show poético/musical com declamação de poemas, execução musical e ambiência sonora.

08/04 (qua), às 20h, no Teatro Sesc Prainha: Show André Mehmari e músicos convidados (Seminário de Improvisação Musical Brasileira, com Base Cultural)

Sinopse: Mehmari tem uma sólida formação de música popular brasileira, desde a produção do Clube da Esquina – movimento liderado por artistas como Milton Nascimento e Lô Borges. Ele também se aventura pela música erudita (seu compositor predileto é o russo Igor Stravinsky).

09/04 (qui), às 20h, no Teatro Sesc Prainha: Show Vinícius Dorin e músicos convidados (Seminário de Improvisação Musical Brasileira, com Base Cultural)

Sinopse: Vinícius Dorin participou dos grupos instrumentais Comboio e Banda Savana, gravando com esta última dois cd’s e participou do projeto “Arranjadores”, junto com os maestros Cipó, Duda, Moacir Santos e Branco, entre outros. Em 1993 é convidado a fazer parte do grupo de Hermeto Pascoal com quem continua tocando até hoje.

10/04 (sex), às 20h, Teatro Sesc Prainha: Show Glauco Sölter e músicos convidados (Seminário de Improvisação Musical Brasileira, com Base Cultural)

Sinopse: Instrumentista, arranjador, compositor, professor, produtor e diretor musical, Glauco é diretor da Oficina de Música de Curitiba desde 2006. Considerado um dos baixistas mais relevantes e atuantes no Brasil, já se apresentou em vários países.

11/04 (sáb), às 20h, no Teatro Sesc Prainha: Show Fábio Leal e músicos convidados (Seminário de Improvisação Musical Brasileira, com Base Cultural)

Sinopse: Em 2000, formou o grupo Mente Clara, que lançou seu primeiro CD em 2007. Tocou no festival de jazz em Havana (CUBA). Apresentou-se ao lado de Fernando Corrêa, Nenê, Vinicius Dorin, André Marques, Cambanda Jazz Combo, Mônica Salmaso e Teco Cardoso, entre outros.

12/04 (dom), às 20h, no Teatro Sesc Prainha: Show Prática de Conjunto de André Marques (Seminário de Improvisação Musical Brasileira, com Base Cultural)

Sinopse: Pianista, compositor e arranjador, André Marques faz parte do grupo de Hermeto Pascoal desde 1994. Também é integrante do Trio Curupira, André Marques Sexteto e líder da orquestra de música instrumental brasileira Vintena Brasileira. Com seus trabalhos, André já lançou 9 CDs e no ano de 2015 se prepara para lançar mais três.

12/04 (dom), 14h às 17h, no Sesc Prainha: Mini Maratona de Histórias Sesc – Semana Municipal do Livro Infantil

Sinopse: Lançamento da Semana Municipal do Livro Infantil com a presença dos contadores de histórias que percorrerão todas as escolas de educação básica municipal de Florianópolis na semana seguinte.

13 a 17 (seg a sex), 10h e 15h, em Unidades de Educação Básica e Biblioteca Sesc Florianópolis: Semana Municipal do Livro Infantil. Contações de Histórias.

13 e 14/04 (seg e ter), 10h e 15h, no Teatro Sesc Prainha: “A aventura do pirata Barba suja”, com Circo da Goiaba (Florianópolis)

Sinopse: No espetáculo, as palhaças Gota e Goiaba se encontram inesperadamente. Enquanto Gota tenta fazer sua apresentação, Goiaba a atrapalha e ainda enche o lugar de lixo. Inconformada com o descaso de sua amiga, Gota decide contar a história de Barba Suja, um pirata malvado que quer sujar e poluir o mundo inteiro. Será que Barba Suja conseguirá realizar seu intento? Será que Goiaba vai continuar jogando lixo por aí? Venha descobrir!

15/04 (qua), às 20h, no Teatro Sesc Prainha: “Dona Bilica – Naquele Tempo”, com Cia Pé de Vento (Florianópolis)

Sinopse: Dona Bilica é uma personagem que representa a autêntica cultura açoriana do litoral catarinense. Vinte anos após sua criação a atriz Vanderléia Will vai ao encontro de antigos moradores da Ilha de Santa Catarina com o objetivo de recolher material para a montagem de um novo espetáculo. Naquele Tempo – o documentário – retrata o processo através do qual esses encontros se transformaram num espetáculo teatral que celebra a memória de uma cultura ameaçada de extinção.

16 e 17/04 (qui e sex), 10h e 15h, no Teatro Sesc Prainha: “Conta Ações”, com Expresso Produções (Florianópolis)

Sinopse: Utilizando-se dos processos de narrativa e interpretação na construção de cenas lúdicas e dinâmicas, o Grupo Expresso Produções conta três histórias diferentes: O velho, o burro e o menino; Menina bonita do laço de fita; e O pavão abre e fecha. Cada história enfoca temáticas do cotidiano propondo além da diversão, um convite aos espectadores para a reflexão crítica.

18/04 (sáb), às 12h, no Centro Histórico de Florianópolis: “No Dorso do Rinoceronte”, com Silvio Mansani – Encerramento da Semana Municipal do Livro Infantil – Rua Victor Meirelles

18/04 (sáb), às 15h, no Teatro Sesc Prainha: “Conta Ações”, com Expresso Produções (Florianópolis)

22 a 24/04 (qua a sex), às 20h, no Teatro Sesc Prainha: “Árvores abatidas ou para Luís Mello”, com Marcos Damaceno Companhia de Teatro (Curitiba / PR)

Sinopse: Adaptado e dirigido por Marcos Damasceno, o romance de Thomas Bernhard (1931-1989) deu origem ao monólogo dramático Árvores Abatidas ou para Luis Melo. Quem for vê-lo não ficará indiferente. A produção curitibana oferece uma irônica e crítica visão sobre artistas e formadores de opinião. Em um primeiro olhar, a peça pode parecer ofensiva. Mas basta digerir melhor as palavras para entendê-la como um elogio ao talento e às opções de vida de cada um.

26/04 (dom), às 12h, no Sesc: Intervenção Teatral “Os Cabeções” no evento Sabores do Brasil, com Expresso Produções (Florianópolis)

30/04 a 02/05 (qui a sáb), às 20h, no Teatro Sesc Prainha: “Chá Preto”, direção Paula Bittencourt (Florianópolis)

Sinopse: História de duas irmãs, Verônica e Isadora, que recebem convidados para um chá enquanto aguardam ansiosas a chegada da prima Carmela. Os conflitos da família são expostos, entre regras e etiquetas, na medida em que adentramos o universo dessas mulheres. Entre elas há histórias e segredos, como também há a urgência e o tempo de virem à tona. A peça é estrelada pelas atrizes Gabriela Leite, Juliana Riechel e Thais Carli.

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *