SJSC homenageado aos 60 anos de sua fundação

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina foi um das entidades homenageadas no 8º encontro da Imprensa Catarinense.

Sind JornalistasNo dia 13 de maio de 1955, quando o Rio de Janeiro ainda era a capital do Brasil, o Ministério dos Negócios do Trabalho, Indústria e Comércio expediu a Carta Sindical que transformou a Associação dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina, fundada dois anos antes, em entidade sindical.

Fundador da Associação Catarinense de Imprensa, Martinho José Calado Júnior, influente personalidade do meio intelectual, político e jornalístico da época, foi também o primeiro presidente do Sindicato dos Jornalistas de SC.

Nestas seis décadas de existência, a entidade, além da defesa dos interesses específicos de sua categoria, vivenciou os momentos marcantes de seu tempo, como o combate à ditadura e a luta pela redemocratização do país, a defesa das liberdades de expressão e de imprensa, a regulamentação da profissão, a criação do primeiro Curso de Jornalismo Universidade Federal de SC, as Diretas Já, a reorganização do movimento sindical, a Constituinte e a luta pela democratização da comunicação, entre tantas outras.

Por isso, neste ano de 2015, quando se comemora os 60 anos de fundação do SJP/SC, a homenagem da Associação Catarinense de Imprensa é aos profissionais que cotidianamente buscam assegurar à sociedade seu direito à informação de qualidade. [Com informações da MB Comunicação Empresarial/Organizacional]

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *