Socorro: a rádio mudou de programação

Um dia você está ouvindo sua emissora preferida. No outro, ao ligar seu rádio e sintonizar o programa já é outro, a voz é outra e você: é sempre o último a saber. As vendas de emissoras de rádio na cidade de Santos são mais freqüentes do que se imagina.
Por Rúbia Vasques

Muda-se o concessionário, muda-se a programação, altera-se radicalmente até o estilo da emissora. E o respeito ao ouvinte?
Há empresários e gerentes de emissoras que alegam que há pesquisas apontando a necessidade de mudanças, o que justificaria estas atitudes drásticas. Mas, algumas vezes corre-se o risco de ganhar ou perder ouvintes. Porém, os concessionários querem a garantia é dos anunciantes. A freqüência ainda é a mesma, mas o que se ouve é completamente diferente.
Em Santos a história das rádios relata uma verdade cruel. Muitas emissoras locais sofreram nos últimos 10 anos alterações que vão desde o nome fantasia, concessionários, programação, endereço e até filosofia, ou seja, algumas que eram musicais, hoje são religiosas. Em todos os exemplos acima o interesse é o lucro.
A primeira rádio surge em Santos em 1926, na década de 1970 chega o FM e seguem os avanços tecnológicos que ultrapassaram a qualidade do som, a portabilidade entre outros. Mas, o ouvinte assíduo quer ouvir a SUA programação. Quer se comunicar com SEU locutor/comunicador preferido. O rádio companheiro não está mais apenas na cozinha e no quarto, está na internet, no MP4 e em qualquer lugar.
Mesmo assim, na última década os concessionários de rádio em Santos, preferiram garantir o dinheiro no bolso, que investir em profissionais e programação. O que pretendo apontar aqui é o estado das emissoras de rádio locais que sofreram drásticas mudanças. Como se pode observar no quadro abaixo, algumas delas passaram por alterações diversas vezes seja na programação, concessionário e nome fantasia.
São elas:

Emissora AM/FM Programação Mudanças Programação
Serra do Mar FM Popular Rádio Hits Rock
Enseada FM Musical Aleluia Evangélica
A Tribuna AM Musical CBN/Santos Jornalística
      CBS/News Jornalística
      Tupi Popular
95 FM Rock Jovem Pan Jovem
Cacique AM Popular Cacique Jovem Pan Jornalismo/musical
      Rede Alpha Religiosa

Esta pesquisa é o resultado de uma série de entrevistas realizadas com os concessionários das emissoras de rádio até 2004. Uma das explicações para a venda ou arrendamento de emissoras para Igrejas foi que “o mercado local não suporta tantas emissoras. Há aquelas clandestinas que concorrem diretamente com o mercado publicitário e que não pagam impostos, encargos e atuam sem profissionais habilitados. Uma concorrência desleal”, afirmou um dos diretores entrevistados na ocasião.


{moscomment}

Categorias: Tags: ,

Por Rúbia Vasques

Doutora em Comunicação Social e professora de Jornalismo. Atuou como radiojornalista, redatora, locutora noticiarista e apresentadora em emissoras de rádio da cidade de Santos/SP e em Itajubá, Minas Gerais. A jornalista Rúbia Vasques se dedica atualmente a trabalhos voluntários em instituições sociais.
Veja todas as publicações de .

Comente no Facebook

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *