Sustentabilidade empresarial

imagesFACISC – Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – maior sistema empresarial voluntário do Estado, promove seminários e oficinas como  primeiros eventos da Agenda Sustentável SC, um programa que pretende difundir o conceito de sustentabilidade no meio empresarial.

Divididos nos dias 11, 12 e 19 de novembro, os eventos terão como tema central o Empreendedorismo Social e Desenvolvimento Sustentável, Indicadores para a Sustentabilidade e a Gestão para a Sustentabilidade, que serão detalhados e apresentados em Seminários e oficinas ministrados por especialistas nos assuntos.

Lançada em maio, durante a Expogestão, a Agenda é um Programa de Formação para a Sustentabilidade com o objetivo de qualificar e aperfeiçoar os profissionais que atuam com responsabilidade social e Sustentabilidade dentro das organizações; disseminar ferramentas de gestão inovadoras e cases de sucesso, e formar uma rede de parcerias estratégicas para o desenvolvimento sustentável em Santa Catarina.

A proposta foi criada a partir de uma demanda por formação e informação na área de gestão para sustentabilidade no Estado. “Sabemos que muitas empresas já adotam práticas ligadas à sustentabilidade, porém os profissionais que operam essas atividades não encontram oferta suficiente de conteúdos ligados ao tema”, explica Mário Sérgio Zilli Bacic, vice-presidente de responsabilidade social da FACISC.

Um dos destaques na programação – o empreendedorismo social – será abordado no dia 11/11 pela entidade internacional que cunhou o tema no mundo, a Ashoka, uma das 20 ONGs mais influentes do mundo, pioneira no campo da inovação social, trabalho e apoio aos empreendedores sociais capazes de realizar transformações com amplo impacto social.

Em 2006 e 2014, Muhammad Yunus e Kailash Satyarthi, Empreendedores Sociais Ashoka, receberam o Prêmio Nobel da Paz por suas consistentes e reconhecidas ações transformadoras a fim de resolver os problemas existentes no mundo. Em 2015, Bill Drayton, fundador e CEO da Ashoka, foi eleito um dos 100 líderes visionários pela Real Leaders. As palestrantes serão Beatriz Burin, mobilizadora de Redes no Changemakers da Ashoka, e Sabrina Leme, da Ashoka Support Network Program Consultant e Cofounder da 360° Soluções Socioambientais.

Outros Seminários abordarão os temas: Empresas líderes nas novas forças econômicas: o movimento do Sistema B, Indicadores de Gestão Pública Sustentável, Novos Desafios e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Gestão para a Sustentabilidade.

As oficinas terão como temas: Investimento Social Privado: Marketing, Responsabilidade Social ou Comunicação Corporativa?, Como sua empresa pode lucrar com a Sustentabilidade; Como Fazer para tornar sua Cidade mais Sustentável, Captação de Recursos: Como alcançar a sustentabilidade financeira das entidades sem fins lucrativos, e a Conexão da Sustentabilidade à Gestão de Pessoas. Atitude Empresarial para Sustentabilidade: Como Engajar a sua ACI à Agenda Sustentável – exclusivo para executivos e coordenadores de núcleos das ACIs.

A Agenda Sustentável tem o apoio técnico e parceria das empresas Projeta Planejamento e Marketing e Prosperitate Consultoria em Sustentabilidade, especializadas no tema sustentabilidade e investimento social privado e ainda está aberta para organizações que tiverem interesse em apoiar a realização da iniciativa.

São parceiros dos eventos: Ashoka, Envolverde, Editora Expressão, Fecam, Fundação Fritz Muller, Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, Impact HUB, Movimento Nacional de Cidadania e Solidariedade, Movimento Nós Podemos SC, SEBRAE SC, Portonave, Sistema B – Abramar, Hotel Slaviero Executive, Grupo Malwee, ACIB e AEMFLO. Inscrições gratuitas no site:  http://facisc.org.br

Atividades:

11/11/2015 – Seminário e Oficinas Empreendedorismo Social e Desenvolvimento Sustentável

Local: Auditório Sede Sebrae/SC (Rodovia SC 401, km1, lote 2 Parque Tec Alfa – João Paulo) – Florianópolis

Das 9h às 12h: Empreendedorismo Social e Desenvolvimento Sustentável (ASHOKA) | Empresas líderes nas novas forças econômicas: o movimento do Sistema B (Sistema B) | Case Sistema B (ABRAMAR)

Das 14h às 16h: Oficinas – Investimento Social Privado: Marketing, Responsabilidade Social ou Comunicação Corporativa? (PROJETA Planejamento e Marketing) | Como sua empresa pode lucrar com a sustentabilidade. (Prosperitate Consultoria em Sustentabilidade)

12/11/2015 – Seminário Indicadores para a sustentabilidade | Local: Auditório Sede Sebrae/SC (Rodovia SC 401, km1, lote 2 Parque Tec Alfa – João Paulo) – Florianópolis

Das 9h às 12h: Indicadores de Gestão Pública Sustentável (FECAM) | Novos desafios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade)

Das 14h às 16h: Oficinas – Como fazer para tornar sua cidade mais sustentável. (Prosperitate Consultoria em Sustentabilidade) | Captação de Recursos: Como alcançar a sustentabilidade financeira das entidades sem fins lucrativos. (PROJETA Planejamento e Marketing)

19/11/2015 – Gestão para a sustentabilidade Local: Fundação Fritz Muller (Rua Iguaçu, 151 – Itoupava Norte) – Blumenau

Das 9h às 12h: Gestão para Sustentabilidade (Fundação Fritz Müller) | Case Editora Expressão – Malwee e Portonave

Das 14h às 16h: Oficinas – Conexão da Sustentabilidade à Gestão de Pessoas (Prosperitate Consultoria em Sustentabilidade) | Atitude Empresarial para Sustentabilidade: Como Engajar a sua ACI à Agenda Sustentável (FACISC)

Veja a programação completa no link: https://goo.gl/DvYljr

A FACISC é Embaixadora em Santa Catarina do ODM 8 – Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *