Tapando buraco

O publicitário Zeno José Otto foi um dos primeiros profissionais a desenhar cartões para serem focalizados pelas câmeras da televisão do Paraná.

Os cartões utilizados para apresentação de programas e ilustração de comerciais ao vivo eram uma das formas de fazer publicidade, num tempo em que os recursos técnicos eram escassos. A televisão dava seus primeiros passos em preto e branco e ao vivo. A TV Paranaense contava com um projetor de filmes, outro de slides e muita imaginação de seus profissionais.

Zeno era o grande quebra-galho dos produtores de comerciais na televisão paranaense. Mais tarde foi trabalhar na TV-Paraná, Canal 6 (Emissoras Associadas) como diretor e apresentador de um programa intitulado “Grandes Espetáculos Muraro”. Nessa emissora encontrou outro extraordinário talento que desempenhava a função de cenógrafo: o joinvillense Juarez Machado. Quando alguma das atrações falhava, Zeno apelava para o colega Juarez, sempre pronto para socorrer alguém com suas idéias geniais.

Nessas ocasiões Juarez Machado entrava em cena pitando um quadro ao vivo, enquanto o pianista Fernando Montanaro executava uma música relacionada com a pintura desse notável artista que começou sua brilhante carreira na década de 1960, como desenhista e cenógrafo.

O talentoso Juarez deu passos largos e firmes em direção ao sucesso. Foi para o Rio de Janeiro onde atuou no programa “Fantástico – O Show da Vida” da TV Globo e mais tarde mudou-se para Paris, onde vive e faz sucesso e amigos.

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *