Teorias do Rádio traz textos inéditos no Brasil

O livro Teorias do Rádio – Textos e Contextos, organizado por Eduardo Meditsch, (Editora Insular/Intercom/Posjor UFSC) reúne quinze textos inéditos em português, ou pouco conhecidos em nosso país, sobre o meio de comunicação que continua a ter maior alcance e audiência entre a população brasileira.
Divulgação

Os textos abrangem cem anos de reflexão – de 1904, quando se discutia a possibilidade da eletricidade levar o pensamento e a voz humana à distância, até 2004, quando se abre um novo século para o rádio repleto de possibilidades criativas. Autores como Bertolt Brecht, Mario de Andrade, Gaston Bachelard, Marshall Mcluhan, Felix Guattari, Patrick Charadeau, Paul Zumthor, Rudolf Arnheim e Nikola Tesla, originários das mais diversas áreas do conhecimento, apresentam aqui as suas reflexões sobre o meio e ajudam a entender melhor a instigante magia do rádio em suas diversas fases de existência.

A obra foi realizada no âmbito do Núcleo de Rádio e Mídia Sonora da Intercom, entidade de pesquisadores que reúne mais de uma centena de estudiosos do rádio, espalhados por quase todas as universidades brasileiras. A cada um dos quinze textos selecionados para este primeiro volume junta-se um outro, escrito por um especialista brasileiro, fazendo a sua contextualização. Desta forma, o livro torna bastante acessível o pensamento de autores às vezes distantes de nossa realidade atual, mas que trouxeram contribuições fundamentais para as teorias do rádio.

As “duplas” de textos compostas para este volume são formadas pelos autores Sônia Virgínia Moreira/Nikola Tesla; Valci Zuculoto/Bertolt Brecht; Eduardo Meditsch/Rudolf Arnheim; Néli Alves Pereira/Mário de Andrade; Dóris Haussen/Gaston Bachelard; Nélia Del Bianco/ Marshall Mcluhan; Sérgio Endler/Rosenthal Calmon Alves; Júlia Lúcia Albano/Werner Klippert; Mágda Cunha/Felix Guattari; Nair Prata/Patrick Charadeau; Cida Golin/Paul Zumthor; Graziela Bianchi/Maria Cristina Matta; João Batista de Abreu/Walter Alves; Ana Baumworcel/Armand Balsebre e Mozahir Salomão/Ricardo Haye.

Teorias do Rádio – textos e contextos, que já tem um segundo volume em preparação, vem preencher uma importante lacuna na bibliografia brasileira de comunicação, que tem poucas publicações teóricas específicas sobre esta mídia. Vai ser uma referência obrigatória para a pesquisa e o ensino do rádio no Brasil, e uma leitura enriquecedora para os profissionais do meio, mas não só para eles: o peso dos autores e a inteligência dos textos de referência selecionados tornam o texto bastante apetitoso para todos que se interessam por mídia e por cultura.

Teorias do Rádio está sendo lançado esta semana no Congresso
da Intercom no Rio de Janeiro. Tem 366 páginas e custa 49 reais. Já está disponível nas principais livrarias e também pode ser solicitado pelo email [email protected] ou pelo telefone (48) 223-3428


{moscomment}

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *