Tony Mineiro

Tony Mineiro, de óculos, e sua equipe na Piratuba FM

Tony Mineiro, de óculos, e sua equipe na Piratuba FM

“Grande Paulo Branco, Tudo bom?  Estou lhe enviando uma foto com o Tony Mineiro e sua equipe da Rádio Piratuba FM de Santa Catarina, acho que foi seu último trabalho. Estou tentando de todas as formas conseguir um áudio dele e uma foto daquela época, mas está muito difícil. Parece que a história do Rádio Paranaense foi jogada no lixo, não existem arquivos de áudio de nenhum locutor, dados de nenhum programa de rádio, nada. Falei até com gente de São Paulo e do Rio, que possuem arquivos e vinhetas, mas nenhuma de profissionais daqui. Se souber me informar quem poderia ajudar eu agradeço. Celso Vicente Henze”

A coluna Falecimentos do dia sete de novembro de 2008 registra: Antônio Claret de Araújo, 55 anos, locutor, filho de Joaquim Vieira Araújo e Tereza Pires de Araújo. Sep. às 16 h, no Cemitério Boqueirão, saindo da capela 1 do mesmo.

A nota, anuncia, na verdade, o sepultamento do radialista Tony Mineiro, então radicado em Curitiba. Em Piratuba (SC), onde Tony, trabalhara ultimamente na FM local, a notícia sobre a morte do radialista também foi breve no Jornal Comunitário da cidade: “Tony Mineiro – O comunicador que atuou durante alguns meses na Piratuba FM, comandando com muita competência, conhecimento e categoria o programa das manhãs, faleceu na UTI de Curitiba, no dia 07 de Novembro.(2008)”.

Em maio de 2009 recebemos, por e-mail a seguinte mensagem: “Olá,  gostaria de sugerir uma homenagem ao grande locutor, radialista e apresentador Tony Mineiro, Antonio Claret de Araujo, que faleceu esquecido pela mídia paranaense, no dia 07/11/2008 em Curitiba, Paraná. Ele veio de Minas Gerais,no início dos anos 70, trabalhou na rádio Iguaçu AM de Curitiba, depois na TV Iguaçu, onde apresentava o programa Som Iguaçu. Também trabalhou nas rádios Cidade, Metropolitana FM, Studio 96 e em 1998 atuou na rádio Nacional (RJ); Seu última emissora foi a Piratuba FM de Piratuba (SC). Foi a voz de toda uma geração; excelente profissional, humilde, nunca se deu conta da sua importância na história do rádio Paranaense. Morreu só e totalmente esquecido pela mídia onde trabalhou por tantos anos; uma grande injustiça ao maior locutor da história do rádio Paranaense.  Obrigado. Celso Vilmar Henze”.

O Celso ainda forneceu os endereços do Portal da RPC (Gazeta do Povo) e do Blog do Paulo Branco para nos orientar na pesquisa. Aliás, o Blog do Paulo (www.paulobranco.com), é a única publicação que, como o site Caros Ouvintes está repercutindo o assunto. Por enquanto, além das publicações mencionadas recebemos o depoimento do companheiro – colunista deste site – Jamur Junior: “Caríssimo, o Tony Mineiro foi nosso colega na TV Iguaçu. Excelente locutor, pessoa amável e divertida, soube como poucos conquistar amigos por onde passou. Com sua voz grave e muito limpa, encantou os ouvintes paranaenses através da Rádio Iguaçu onde se destacou como um de seus melhores locutores. Convivi pouco tempo com  Tony Mineiro mas, o suficiente para gostar do bom colega e excelente profissional”.

O radialista, apesar dos tempos dourados da radiodifusão, tem sido um profissional dos mais queridos e ao mesmo tempo mais desprotegidos. Enquanto está na ativa se dedica de corpo e alma ao seu trabalho esquecendo suas próprias necessidades e de seus familiares. E de tal forma sonha e vibra com os desafios de sua rotina que se esquece da própria sobrevivência; encanta-se com o fascínio dos dias de glória a ponto de chegar ao descuido de não pensar na sobrevivência quando deixar de trabalhar. É um idealista inconseqüente, lamentavelmente.

Houve um temo em que pessoas mais previdentes, cuidaram de criar condições de apoio para quem mais não podia trabalhar. Caso histórico é a Casa dos Artistas do Rio de Janeiro, tão famosa e tão valiosa que até o endereço é uma homenagem para o profissional da comunicação e das artes: Casa dos Artistas. Rua Retiro dos Artistas, 551 – Jacarepaguá.

Casos como o do radialista Tony Mineiro, abandonado à sua própria sorte, são comuns e se repetem todos os dias. Mais do que uma constatação, esta é uma realidade ameaçadora quando o próprio rádio como instituição está sendo degradado brutalmente pelo descaso das autoridades governamentais na fiscalização, pela incúria de empresários mais preocupados com os resultados econômicos do que com a qualidade do produto que deveriam entregar e de um grupo crescente de pessoas que vilipendia o rádio e a televisão reduzindo-os à condição de reles serviçais de seus interesses espúrios.

Categorias: Tags: , , ,

Por Antunes Severo

Radialista, jornalista, publicitário, professor e pesquisador é Mestre em Administração pela UDESC – Universidade do Estado de SC: para as áreas de marketing e comunicação mercadológica. Desde 1995 se dedica à pesquisa dos meios de comunicação em Santa Catarina. Criador, editor e primeiro presidente é conselheiro nato do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia.
Veja todas as publicações de .

Comente no Facebook

23 respostas
  1. Hudson Araujo says:

    Ola boa noite!
    estive lendo noticias do meu Pai (Antonio Claret de Araujo), Tony Mineiro, gostaria de informações sobre a radio ai de Piratuba onde foi o ultimo trabalho dele, e tbm gostaria de saber como era a vida dele e o relacionamento com o pessoal da radio
    grato

    Hudson

  2. Márcia Araújo says:

    Olá Hudson, sou sobrinha do Tony. Tb gostaria de notícias, pois enquanto em vida ele não dava notícias e não respondia aos nossos telefonemas.
    Teve uma época em que morou na minha casa, ele estava passando por muitas dificuldades e naquela época, a nossa vida tb estava um caos, mas mesmo assim conseguimos ampará-lo dentro das nossas condições , mas depois que retornou para Curitiba, nos deletou da vida dele.
    Fiquei sem entender, pois mesmo não tendo muito contato com ele, sempre procurávamos saber mas não tínhamos mais telfones de contatos, endereços etc…E já eu, meus irmãos e meus pais, mesmo com todas as dificuldades da vida estamos sempre unidos, estranhei muito o conceito de família que ele tinha.
    Incluse, qdo a nossa avó, mãe dele estava muito doente, nos deu muito trabalho e tristezas indescritíveis durante anos, tentamos contato com ele, mas infelizmente ele deixou um recado que não queria saber de família.
    Fiquei chocada ao saber da morte dele e que ele estavá só, se é que é verdade.
    Aproveito a oportunidade para dizer que se eu conseguir mais notícias da vida profissional dele lhe envio ok?
    Abraços p vcs! Lembranças à “Tia Carminha” (a gente chamava ela assim qdo éramos crianças)

  3. Gilmar Cocenza Kuster says:

    Caros amigos, eu também fiquei muito triste ao saber da partida de Tony, pois era um amigo formidável, durante muitos anos não sabia dele, e sempre estava lembrando dele, pois sou muito ligado em música, artes visuais, plásticas, literatura, audio, etc, todas as coisas que Tony gostava tambem, e assim como o colega Celso Vicente Henze busca eu tambem busco matérial daquela época do início de radiodifusão, e ja tenho pista, de material de audio, não é muita coisa, mas parece ser da época, vou pesquisar mais, obrigado.

  4. Celso Vilmar Henze says:

    Prezado Gilmar Cocenza Kuster, bom saber que também pesquisa sobre o Tony Mineiro.Abri uma comunidade em homenagem a ele no Orkut,a “Tony Mineiro,locutor´´,mas enfrentamos grande dificuldades em conseguir arquivos de audio dele e fotos dele da época,se puder nos ajudar agradeço,e aproveito para convidar voce e todos que viveram com o grande profissional Tony Mineiro fazendo parte de suas vidas,a participarem da comunidade !!!!! Peço que entre em contato comigo pelo email : celso6119@hotmail.com

  5. Hudson says:

    Ola Galera se alguém conseguir algum arquivo do Meu Pai(Tony Mineiro), peço encarecidamente que possa tbm estar enviando para mim desde ja agraço abraços

  6. Debora says:

    Olá

    Eu tive o previlégio de trabalhar com o Toni Mineiro durante 5 anos na Rádio Nacional AM em Curitba. Ele era uma pessoa maravilhosa, um ótimo locutar. Tenho uma fita gravada de um programa dele, era meu aniversario e ele fez uma homenagem para mim. Sei que o filho esta a procura de um audio dele, se ele quiser que me passe um e-mil.

    Debora

  7. Celso Vilmar Henze says:

    Olá Debora, muito bom saber que voce trabalhou com o grande Tony Mineiro,e mais ainda ao saber que tem registro em audio de um dos maiores locutores do rádio Paranaense!!!Passei a novidade ao Hudson,o filho do Tony,e lhe peço que entre em contato com ele,no email que ele passou aí em cima,nos comentários dele.

  8. Hudson says:

    Ola Débora, tudo joia?
    Então, li ai no blog que vc tem uma fita gravada, como vc pode estar passando esse audio para mim?
    meu email é hudo83@hotmail.com
    um grande abraço
    e obrigado

  9. Wanderlei Vieira says:

    Olá

    O Tony, era meu grande amigo. Em 1985 nos conhecemos,(ele trabalhava na Inter 99 Fm e depois fez mto sucesso na studio 96 Fm) tempos de ouro do rádio… Nesta época eu estava na Rádio antena 1 em Curitiba.

    Tenho alguns videos, e vinhetas com o Mineiro, trabalhamos juntos em algumas boates como DJ anos 80/90 (Moolight e Bugatti) Entre 1998 e 2002 trabalhei com o Tony na Rádio Nacional em Curitiba.

    Na minha opinião ele foi um dos maiores ícones da comunicação do rádio paranaense.

    Valeu galera!

  10. celso vilmar henze says:

    Olá Wanderlei Vieira, tenho uma página no Orkut em homenagem ao Tony ,a “Tony mineiro ,locutor´´,e muitas dificuldades em conseguir videos e audios desse grande locutor,será que vc pode nos ajudar postando no youtube suas vinhetas e videos,seria uma grande homenagem tornando público para que milhares de pessoas possam relembrar a era de ouro do rádio paranaense,aproveito para convida-lo a participar da comunidade dele no orkut !!! Abraço

  11. geraldo fantinatti says:

    peessoal trabalhei com o tony já no final de sua carreira,mas ouvia ele na radio iguaçu, caso alguem tenha o audio de sua voz, me ligue. ainda estou no radio e gostaria de fazer uma homenagem ao amigo. 41- 9946.5315.

  12. Neuci Ferreira says:

    Hudson,

    Na minha juventude teu pai estava no auge da carreira. A voz dele era o máximo. Cm todo o respeito aos locutores mas a voz dele é insubstituível.
    Realmente para mim ele será eternamente o icone da locução. Eu ia muito a programas deuditório na antiga TV Iguaçu canal 4 hoje SBT. Lá tive a oportunidade de conhece-lo pessoalmente através de amigos que trabalhavam com ele. Foram poucoscontatosmas tenho uma ótima lembrança dele, o sosrriso, ele era muito carismático. Não sabia que ele tinha falecido.

  13. Edson José Pereira says:

    Puxa Hudson. Eu lamento a morte do Tony Mineiro. Conheci ele na Rádio Capital – no bairro alto. Fui apresentado pela também locutora na época KELEN CRISTINA. Ela até fez uma brincadeirinha com ele. Ela olhou no relogio de cartão ponto e perguntou quem é esse ANTONIO CLARET DE ARAUJO…
    Ele foi um grande profissional. Ontem mesmo eu estava pensando e lembrando do ínicio da rádio FM em Curitiba. Será que existe arquivo disso tudo. Um abraço a todos os amigos e fãs da família do TONY MINEIRO.

  14. Fernando says:

    Caso ainda não tenha visto , pesquise no you tube ” STUDIO PB 2 1986 ” la aparece o Tony Mineiro e o pessoal da Studio 96 animando a festa da danceteria.

  15. Carlos Cunha says:

    Olá senhores meu nome é Carlos e tenho várias passagens de troca de locutores gravadas em casa do tempo da Studio 96 aqui em Curitiba. Em muitas delas o saudoso Tony Mineiro aparece.

  16. Gerson says:

    Tive o prazer de trabalhar a uns 16 anos atraz na rádio nacional de Curitiba,um cara gente boa o Tony, abraço

  17. Leonardo says:

    Boa noite pessoal !
    Eu gostaria muito de obter áudios dele também, com o Carlos Cunha e Debora, que pelo jeito são os únicos a ter tais raridades.
    Celso Henze, ainda tem alguma coisa parecida com a comunidade que fazia no antigo Orkut?
    meu whats (41) 99711-2570

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *