Três ilustres colunistas políticos

Numa pesquisa inédita a acadêmica de jornalismo Maria Julia Porton revela aspectos pouco conhecidos da vida de três colunistas políticos de Florianópolis.

Maria JuliaO trabalho de conclusão de curso – TCC, de Maria Júlia, aluna do curso de jornalismo da Faculdade Estácio de SC, além do ineditismo é relevante pela utilidade que proporciona(…) aos estudantes de jornalismo possibilitando o conhecimento da vida profissional de uma classe pouco valorizado na grade curricular dos cursos de formação profissional.

Clique no player acima para ouvir o podcast da grande reportagem de rádio produzida pela estudante.

O TCC foi apresentado na terça-feira, 10/12 no Laboratório de Rádio da Faculdade Estácio de Sá à Banca de Defesa composta pela professora e orientadora Regina Zandomênico, editor do portal Caros Ouvintes Antunes Severo e jornalista (Rádio Udesc FM) Paulo Santhias, que atribuiu a nota 10 no produto midiático. Para concluir sua graduação, Maria Julia deverá, nos próximos seis meses, apresentar monografia sobre o mesmo tema ou outro a critério dela, segundo prevê o regulamento do curso.

Na abertura de sua apresentação Maria Julia esclarece que ”O trabalho iniciou com a definição do tema e do recorte nos colunistas Moacir Pereira, Carlos Damião e Paulo Alceu. Em seguida, começou a prática entrevistando os três personagens principais, especialistas e pessoas do público”.

São 28 minutos de reportagem divididos em três blocos. O primeiro é dedicado ao início da carreira dos jornalistas Moacir Pereira, Paulo Alceu e Carlos Damião, que tem, respectivamente, 50, 40 e 35 anos de jornalismo. No segundo bloco, o tema são as fontes de informação. No terceiro, a mudança nas formas de se relacionar com as fontes depois do advento da internet e das redes sociais.

Os colunistas

Paulo Alceu: Jornalista desde 1973, já atuou na TV Difusora de Porto Alegre, TV Gaúcha, TV Globo do Rio, TV Manchete, RBS TV, Diário Catarinense, REDESC/SBT e hoje é comentarista político na RIC/Record, apresentador na Record News e colunista no Jornal Notícias do Dia. Escreve também em seu site, pauloalceu.com.br. Na área de Marketing, dá palestras e treinamentos.

Moacir Pereira: Advogado, mestre em ciências políticas e jornalista, já passou por Revista Manchete e Jornal de Brasília. Hoje atua como colunista do Diário Catarinense e do Jornal de Santa Catarina. É comentarista da RBS TV, da TV COM e da rádio CBN Diário. Foi fundador e primeiro coordenador do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, é ex-Presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina e ex-Presidente da Associação Catarinense de Imprensa. Atuou como conselheiro da Federação Nacional dos Jornalistas.

Carlos Damião: Jornalista e poeta, atua no jornalismo desde 1978. Já passou pelo Jornal da Semana, Jornal de Santa Catarina, Jornal O Estado, AN Capital (A Notícia-Florianópolis), TV Cultura (São Paulo), Rádio Guarujá e atuou como assessor de imprensa em São Paulo. Atualmente é colunista do Notícias do Dia e âncora na rádio Record. (Faculdade Estácio SC, assessoria de comunicação)

Imagem 3

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *