Tudo se move

Rádio Cbn Brasil | MUNDO DIGITAL, com Ethevaldo Siqueira

Milton – Bom dia, Ethevaldo. Como vai? Ethevaldo – Bom dia, Milton; bom dia, ouvintes. Tudo ótimo. Milton – Quais são as principais tendências no mercado de Tecnologia da Informação para 2013? Ethevaldo – Entre as várias tendências, estará a batalha dos dispositivos móveis. Na opinião de analistas desse mercado de comunicações, 2013 será o ano da guerra entre smartphons, tablets e ultrabooks. Teremos tablets de todos os tamanhos. Na semana passada, a Apple já lançou o seu iPad Mini. E, nesse campo, teremos a disputa entre três sistemas operacionais: dois gigantes, que são o Android e o iOS, e um recém-chegado, que é o Windows RT (versão do Windows 8 para o tablet da Microsoft)

Milton – Que outras tendências são esperadas para 2013?

Ethevaldo – Vale a pena mencionar uma tendência que é, também, um dos maiores desafios para os próximos três anos. Segundo o especialista Peter Sondergaard, que esteve em São Paulo na semana passada, no Simpósio do Gartner, o mundo terá uma demanda de 4,4 milhões de empregos a serem criados apenas na área de TI, ou tecnologia da informação.

Milton – E essa criação de empregos não é uma coisa boa?

Ethevaldo – Seria, Milton, se o mundo tivesse formado esses profissionais. O mundo não conseguirá preencher esses 4,4 milhões de empregos porque não terá gente capacitada para esse trabalho. Caberá, então, o deslocamento de pessoal qualificado de outras áreas, o treinamento e a formação de mão de obra altamente qualificada para atender a essa demanda.

Milton – Amanhã é sexta-feira, dia de falarmos sobre o futuro. Qual será o seu tema?

Ethevaldo – Vou falar sobre a computação em nuvem em 2020.

Milton – Até amanhã.

Categorias: Tags: , , ,

Por Antunes Severo

Radialista, jornalista, publicitário, professor e pesquisador é Mestre em Administração pela UDESC – Universidade do Estado de SC: para as áreas de marketing e comunicação mercadológica. Desde 1995 se dedica à pesquisa dos meios de comunicação em Santa Catarina. Criador, editor e primeiro presidente é conselheiro nato do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia.
Veja todas as publicações de .

Comente no Facebook

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *