TV Catarina apresenta… – 8

Dizer que a televisão nasceu do rádio, para o leitor-ouvinte mais jovem pode parecer  algo impensável ou despropositado. Ocorre, porém, que os pioneiros da televisão no Brasil, são praticamente os mesmos precursores do rádio. Daí, as primeiras emissoras de televisão serem vistas como veículos de comunicação locais e, portanto, com estrutura, conteúdo e práticas da mídia radiofônica. O avanço foi notável na área da tecnologia, apenas. A programação continuava em linhas gerais a mesma.

É oportuno lembrar para que se entenda o sucesso das primeiras emissoras instaladas no estado: Coligadas de Blumenau, Cultura de Florianópolis e Eldorado de Criciúma. A TV Coligadas, que iniciou integrando a Rede Globo, tinha sua maior base de sustentação na produção local, tanto artística e de lazer como na composição do seu telejornalismo. A TV Cultura, radicalmente voltada para os valores da sua região de cobertura se manteve líder de audiência na Capital durante 10 anos. A TV Eldorado, como você poderá ouvir no depoimento de Lenita Cauduro, seguiu o mesmo caminho.

3 respostas
  1. Lenita Cauduro says:

    Meu caro amigo,
    Para uma entrevistadora, até que não me sai tão mal como entrevistada, o que demonstra a importância do apresentador, só você mesmo para me fazer voltar quase três décadas e lembrar de fatos que ainda hoje, ouvindo este áudio, me emocionam.
    Obrigada pelo carinho com que você trata, não só a mim, mas a todos os que ajudaram a escrever a história da comunicação deste nosso querido Estado de Santa Catarina.
    Um abraço,
    Lenita Cauduro

  2. Fátima Beltrame says:

    Quem não se emociona ao ouvir uma voz conhecida, depois de tantos anos, relebrando fatos que vivenciamos e nos dedicamos por inteiro? Como bem disseste, “a equipe era coesa…unida…”, talvez esta a fórmula do sucesso.
    PAra lembrar: o “programa que tinha como cenário um avião” se chamava vôo 762, numa alusão ao prefixo ZYB 762, da Eldorado.
    A proposta era tranformar o horário das 10h às 12h da manhã em “horário nobre”.Um “super boeing”, cortado ao meio – inclusive com os assentos originais de um avião foi construído no estudio. Apresentado por Aderbal Machado, o programa tinha de tudo um pouco: horóscopo, previsão do tempo, notícias, debates, gincanas, sorteio de brindes… e uma “aeromoça” que servia os convidados com água, café e refrigerantes…

    A “chamada’ do comercial era ainda mais original: ” Você não pode deixar seu cliente PERDER essa “VIAGEM”, que o levará a VENDAS A JATO, COM PASSAGENS A PREÇOS especiais de LANÇAMENTO. EMBARQUE JÁ NO VOO 762″
    ………
    Viu, cara Lenita, quantas boas lembranças me trouxeste?
    Grande abraço!

  3. ALTAIR FERNANDES says:

    LENITA CAUDURO, que pessoa maravilhosa, que pessoa inteligente, voz maravilhosa. Que saudade de voce, volte para o nosso aconchego – Rádio, TV, Jornal, etc. VOLTE.
    Você faz parte da minha vida e de todos os ouvintes e televisivos, ela tem uma capacidade de falar maravilhosa, de informar espetacular, e de carisma com muito amor.Parabéns pela entrevista, lindo. Mas Volte lenita, para ensinar ao pessoal mais jovem como voce é na sua informação do outro lado do radio/tv, sensacional, benvinda ao coraçâo de todos. Lenita em Revista, que saudade.
    Afinal, você quer voltar para nós ou não? TO BE OR NOT BE?

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *