TV Catarina apresenta: Flávio de Almeida Coelho -2

Empresários de Blumenau largam em segundo lugar, mas fazem a “pole position”, inaugurando a TV Coligadas no dia dois de setembro de 1969, portanto oito meses antes da TV Cultura de Florianópolis.

TV Coligadas - a menina dos seus olhos

TV Coligadas - a menina dos seus olhos

Para criar as condições de chegar à instalação de uma emissora local os blumenauenses precisariam mostrar a população o que era o veículo televisão. E, para isso, o caminho passava pela necessidade da construção de uma rede de repetidoras que levasse o sinal de emissoras em funcionamento para que a população tivesse idéia do veículo de comunicação até então desconhecido.

Nesse momento entra em cena o tubaronense Flávio de Almeida Coelho, residente em Blumenau e que trabalha em Curitiba, na TV Paraná, canal 6, integrante da rede dos Diários e Emissoras Associados. Flávio, à época, acabara de dirigir a instalação da rede de retransmissoras da TV Paraná até Londrina aonde as Associadas haviam instalado a TV Coroados.

Flávio Coelho, 2004Com essa experiência e o fato de sentir o interesse da população pelo novo veículo de comunicação, Flávio propõe à TV Paraná a instalação de uma Sucursal em Blumenau com o objetivo de ampliar a cobertura da emissora e ao mesmo tempo angariar anunciantes já que aquela região abrigava a maior concentração de grandes empresas da região Sul do Brasil.

Autorizado a fazer as sondagens iniciais Flávio Coelho contata com Wilson Bender, prefeito de Joinville que aprova a idéia e se propõe a contribuir para a instalação da repetidora local. Com este reforço e o conhecimento que possuía do potencial de Blumenau e do Vale do Itajai, foi fácil convencer os diretores da TV Paraná de que se tratava de um grande negócio.

Com a instalação da Sucursal em Blumenau, Santa Catarina passa a ser notícia na TV, saindo da condição de salsicha do sanduíche do Paraná e do Rio Grande do Sul.
“Assistia-se aqui os atos dos governadores Paulo Pimentel e Perachi Barcellos… e o Ivo Silveira nada… Aí nós criamos na TV Paraná um programa chamado Resenha Catarinense que ia ao ar aos domingos das doze às 12h45. Era um resumo da semana. Aí nós montamos aqui em Blumenau uma equipe com cinegrafista, iluminador… A gente tinha dois veículos aqui. Tínhamos uma Rural Willis na sucursal que servia exclusivamente para fazer a cobertura dos atos políticos, mas também muita sociedade, eventos…”, lembra Flávio Coelho em depoimento ao autor.

Com o sucesso da presença da TV Paraná, um grupo de empresários liderados por Wilson José de Freitas Melro inicia a campanha para a instalação de uma emissora local. Melro, mais os sócios Flávio Rosa e Caetano Deeke de Figueiredo com quem mantinha uma rede de cinco emissoras de rádio, reuniu uma nominata de mais de 300 empresários e constituiu a empresa TV Coligadas de Santa Catarina S/A, em 1966. No mesmo ano foi publicado o edital abrindo a concorrência que foi ganha pela TV Coligadas sobrepondo-se a TV Catarinense Ltda, constituída por empresários paranaenses.

Em menos de três anos os blumenauenses inauguravam a primeira emissora de televisão regularmente licenciada para o estado de Santa Catarina.

Na próxima semana: dez anos depois chegam mais três novas emissoras: Eldorado Catarinense de Criciúma, Catarinense de Florianópolis e Santa Catarina de Joinville.

Categorias: , Tags: , ,

Por Antunes Severo

Radialista, jornalista, publicitário, professor e pesquisador é Mestre em Administração pela UDESC – Universidade do Estado de SC: para as áreas de marketing e comunicação mercadológica. Desde 1995 se dedica à pesquisa dos meios de comunicação em Santa Catarina. Criador, editor e primeiro presidente é conselheiro nato do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia.
Veja todas as publicações de .

Comente no Facebook

1 responder
  1. luciana deeke sasse says:

    gostaria de receber regularmente sua publicaçao virtual, grata,
    Luciana

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *