UIT é fundamental para o mundo da telecomunicação

MILTON – Bom dia, Ethevaldo, como vai?

ETHEVALDO: Bom dia, Milton, bom dia, ouvintes. Tudo ótimo.

MILTON – Ethevaldo, que importância tem uma entidade como a União Internacional de Telecomunicações (ou UIT) na sua avaliação?

ETHEVALDO: Essa agência especializada das Nações Unidas tem uma grande importância, Milton. São três principais objetivos são:
• Apoiar o desenvolvimento setorial
• Padronizar os serviços e
• Regular as telecomunicações em todo o mundo.

Sem padrões tecnológicos e sem regulamentos, o mundo viveria em uma espécie de caos no rádio, na televisão, na telefonia, no uso das frequências em geral.

MILTON – Dê um exemplo atual, além das frequências e padrões tecnológicos?

ETHEVALDO: Entre os seus projetos mais recentes, Milton, a UIT está estudando a padronização da chamada moeda móvel digital, Milton. A entidade tem como objetivo apoiar o desenvolvimento dos Serviços Financeiros Digitais, utilizando as tecnologias da informação e da comunicação.

Aliás, a sugestão desse padrão de moeda móvel digital foi dada pela Fundação Bill & Melinda Gates, entidade que é membro Setor de Padronização da UIT (ITU-T).

MILTON – Que vantagens terá uma moeda digital móvel?

ETHEVALDO: O grande objetivo é de ordem econômica e social, pois existem hoje mais de 2,5 bilhões de adultos no mundo não têm acesso a uma conta bancária formal.

As plataformas internacionais de moeda móvel padronizada poderão, segundo a UIT, proporcionar benefícios socioeconômicos em escala mundial. Os serviços financeiros digitais poderão melhorar a oferta desses serviços básicos.

MILTON – Você acredita nessas vantagens?

ETHEVALDO: Não tenho a menor dúvida, Milton. E na opinião, o Secretário-Geral da UIT, Hamadoun Touré, esse novo padrão internacional poderá assegurar interoperabilidade entre os serviços oferecidos pelas empresas do setor.

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *