Um som pode valer mais do que mil imagens

Vários cientistas garantem que a mente funciona através do ouvido. Porque sob muitos aspectos, o ouvido é superior ao olho. Há provas obtidas por estudos controlados em laboratório mostrando que, quando você apresenta palavras às pessoas – e você as apresenta auditivamente , por exemplo gravadas em um CD – ou as apresenta apenas visualmente, por exemplo numa tela – elas se lembram de mais palavras se as ouvirem do que se as lerem. Ou seja, o ouvido guia o olho. E há muito evidência de que a mente trabalha mesmo através do ouvido. De que pensar é um processo de manipulação de sons, não de imagens. Como resultado, você vê o que você ouve, o que o som o fez esperar ver, e não aquilo que no olho lhe diz que viu. Um dos spots que selecionamos para este primeiro programa de 2010, de certa forma é uma comprovação da capacidade do áudio de “produzir imagens” no nosso cérebro. Se o comercial fosse em vídeo provavelmente perderia parte de seu humor. A outra peça é um bom exemplo de como as  instituições públicas/políticas podem usar criativamente o áudio para despertar os direitos dos cidadãos.

Categorias:

Por Emílio Cerri

Radialista, jornalista e publicitário. Âncora em rádio e telejornalismo em emissoras de Santa Catarina e Brasília. Como publicitário trabalhou em agências e empresas de Florianópolis, São Paulo, Rio e Brasília. É consultor de comunicação de marketing. Edita vários blogs (inclusive Caros Ouvintes). Palestrante internacional.
Veja todas as publicações de .

Comente no Facebook

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *