Uma arte : a comunicação

Belas pinturas, esculturas, literatura, composições, danças; tantas são as artes existentes. Em todas elas é necessário à união do cérebro, ou intelecto, junto à habilidade das mãos, dos olhos, do corpo como um todo. Quando um artista consegue tudo isso temos os mais belos resultados, somos agraciados com belezas que nos enchem os olhos da mais profunda admiração. Assim o amigo dicionário define arte: “Conjunto de regras para bem fazer uma coisa”. “Habilidade; perícia com que se faz algo”.

E a arte da comunicação? O que significa e quem precisa?

Comunicar significa tornar comum, noticiar, informar.

Engana-se quem pensa que só quem trabalha com comunicação precisa dessa arte. Com certeza um profissional dessa área é mais cobrado por isso, e com razão. Porém, comunicação envolve todos nós. Pode ser na profissão, em casa com a família, com vizinhos, no trânsito, até consigo mesmo. Há muitos anos li numa revista uma conversa onde se falava sobre comunicação. O filho perguntava ao pai qual é a arte da comunicação. O pai respondeu:

– Escute meu filho – Minutos depois o filho voltou a perguntar qual a arte da comunicação, o pai lhe disse:

– Eu já respondi filho. Escute.

O menino ou entendeu na hora ou algum tempo depois. A verdadeira arte da comunicação envolve escutar, ouvir.

Não é a toa que alguns dizem: temos dois ouvidos e só uma boca. Mas como ouvir numa época em que a correria do dia a dia, os interesses pessoais, ou até o egoísmo, nos levam a pensar mais em nós mesmos. Como ouvir, como escutar? Não são todos que se abrem com facilidade.

Li outra passagem interessante: “Como águas profundas, é o conselho no coração do homem, mas o homem inteligente o tirara para fora”. Provérbios 20:5 Bíblia – Tradução Brasileira.

A arte de comunicar-se encanta quem ouve. Encanta ainda mais aquele que é ouvido.

Não importa se pelo rádio, TV, livros, jornais, ou em nossas conversas diárias, marido, mulher, filhos, vizinhos, patrão, empregado, comunique-se bem; isso envolve falar bem e ouvir ainda melhor. Sua ausência pode frustrar, afastar e até destruir. Seu mau uso também. Já bem aplicada, une, resolve problemas, esclarece, salva. Eis a arte da comunicação.

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *