Uma grande sacanagem com o rádio AM

Há cinco meses de volta ao rádio de São Paulo e readquirindo os hábitos paulistanos já me sinto na obrigação de voltar a colaborar com Caros Ouvintes, escrevendo sobre assuntos importantes do rádio AM. 

O futebol
O ouvinte de rádio no Brasil está acostumado a ouvir futebol pelo rádio AM por vários motivos. O FM está buscando seu espaço no esporte mais popular do país que nos dias de hoje está sendo engolido pelos absurdos da televisão. Absurdos pelos horários mais inadequados que programam os jogos. Hoje a televisão é quem marca os jogos e seus horários.

Hoje quando se fala em transmissões esportivas vem logo à resposta do torcedor: “Vejo o jogo pela televisão ouvindo o som do rádio”. Quem vê o jogo pela TV a cabo tem uma reclamação plausível: “A imagem chega com diferença de segundos depois do som do rádio. É muito comum o locutor de rádio estar gritando o gol e na tevê o lance ainda não foi mostrado. Mas quando se vê o jogo pela teve aberta imagem e som do rádio chegam ao mesmo tempo.

Sacanagem
Já escrevi sobre o assunto e hoje volto a tocar nele tentando abrir os olhos dos concessionários de rádio AM do Brasil. Muitos ouvintes na hora da transmissão de um jogo de futebol só podem ouvi-lo pelo rádio por não estarem à frente de um aparelho de tevê.

Buscam através do rádio AM acompanhar os jogos como também no dia a dia as informações do trânsito, policiais, políticas e do tempo. Não conseguem sintonizar a maioria das rádios AM quando estão dirigindo. Por quê? Porque os carros, caminhões e demais veículos sobre rodas saem das fábricas com “Antenas para FM”.

Comprovo isso mais uma vez agora. Meu carro comprado aqui veio com rádio original de fábrica e por extensão com antena da mesma linha de produção. Sintonizo as rádios em FM – poucas com programas de qualidade, pelo menos pro meu gosto – e na freqüência AM o sinal praticamente inexiste. Passo num auto-elétrico e instalando uma antena normal para automóveis, consigo ouvir as rádios em AM em qualquer lugar da cidade de São Paulo.

Dedução de quem está no rádio há 45 anos: “Definitivamente estão querendo acabar com o rádio AM no Brasil”. Hoje o rádio vem só com freqüências para AM e FM tanto para carros como os portáteis, quando temos elevado número de emissoras transmitindo em Ondas Curtas e sendo sintonizadas pelo Brasil afora e no exterior.

Porque essa sacanagem. Ou não é sacanagem. Que me respondam os responsáveis.

É isso aí.

Categorias: Tags: , ,

Por Edemar Annuseck

Edemar Annuseck, jornalista, narrador esportivo que iniciou na Rádio Nereu Ramos de Blumenau em 1964 e depois atuou nas Rádio Jovem Pan, Tupi, Record de São Paulo, Clube Paranaense, Cidade e Globo/CBN de Curitiba, TV Jovem Pan e SPORTV, Editor da página de esportes do Jornal A CIDADE DE BLUMENAU, cobrir 5 Copas do Mundo (74, 78, 82, 86 e 90).
Veja todas as publicações de .

Comente no Facebook

44 respostas
  1. Adalberto Day says:

    Edemar Põe sacanagem nisso.
    Eu já constatei isso várias vezes ao tentar ouvir pelo rádio e ver pela TV.
    Seu comentário é oportuno e para que seja tomado uma providência.
    Um abraço e boa semana.
    Adalberto Day de Blumenau

  2. Jair Brito says:

    Culpa cabe sim aos fabricantes de receptores de rádio que, com o sucesso das emissoras da FM, não se preocuparam mais com a qualidade da AM.
    Mas culpa também cabe aos empresários de radiodifusão que aceitaram essa “sacanagem” – como você bem define – sem nenhum protesto.
    Vamos torcer para que o rádio digital (será que a gente ainda alcança a nova tecnologia?) resgaste a qualidade e penetração do som das emissoras que transmitem em AM, coisas colocadas em plano inferior pelos tais fabricantes e radiodifusores omissos.

  3. Mauricio Gonçalves says:

    Edemar:
    Não é somente no carro, em minha casa ( moro em Jacareí – Vale do Paraíba ) e além dos problemas relatados, há a qualidade técnica própria do AM que são as interferências, chiados, etc. Ouço muito a Bandeirantes que chega pelo 90,9 FM, mas sinto-me refém. As demais emissoras de AM deveriam também transmitir pelo FM.
    Abraços
    Mauricio

  4. Jeremias Bueno says:

    Moro no Centro Cívico, em Curitiba. Tenho três receptores AM-FM e em nenhum deles consigo ouvir com qualidade as emissoras AM.
    Sempre que quero ouvir o futebol numa AM me obrigo a sintonizá-la pela internet.

  5. Edemar Annuseck says:

    Meu caro Jeremias
    Para o caso de Curitiba onde morei por 15 anos há uma explicação. Exceto a B-2 e a Eldorado, as demais emissoras operam com potência inferior a 10 kw o que pode ser determinante para a sintonia estar prejudicada. Não é o caso de São Paulo onde a Rádio record opera com 200 kw de potência e tem canal internacional exclusivo no AM1000. E a grande maioria tem transmissores de 100 e 50 kw. Circulando de carro outro dia pela área central (Avenida Paulista, Brigadeiro Luis Antonio, Rua Augusta, entre outras) sintonizei perfeitamente as emissoras em AM utilizando um rádio portátil Motobrás de duas faixas. Essa é a constatação mais clara do problema da antena.
    Um abraço também ao Adalberto Dary, ao grande Jair Brito e ao Maurício Gonçalves pelos comentários.
    Edemar Annuseck
    Rádio Record – São Paulo –

  6. Antônio Carlos zigman says:

    Meus amigos :
    Concordo com tudo que li dos colegas acima. Não sei o que está acontecendo com os sinais das emissoras AM. Será que a quantidade de novas ondas (internet, celular etc.) está interferindo nas ondas de rádio ? Moro em Juiz de Fora-MG., lembro-me perfeitamente que, há 30 anos atrás, aqui na minha cidade, a qualquer hora do dia, ouvíamos as emissoras AM do Rio de Janeiro e até de Belo Horizonte. Será que as emissoras diminuiram suas potências ? Vejo com bons olhos a REDE que a Rádio Globo-AM está fazendo no Brasil. Aqui temos a Rádio Globo de Fora, através de uma emissora local que ela comprou ou alugou. Se não fosse isso, não poderíamos captar nenhuma emissora do Rio de Janeiro, durante o dia. Se formos falar das ondas curtas, também é uma lástima. Que saudades de ouvir aqui, em ondas curtas, durante o dia, as Rádios de São Paulo: Bandeirantes, Record, Nacional, Nove de Julho, Excelsior, Gazeta, Tupi.
    É muita saudade. Enfim, parece que há uma política do governo em regionalizar os sinais de Rádio. Sem falar também do absurdo que está ocorrendo com as Rádios AM, dominadas pelos Evangélicos e outros credos. Por favro SALVEM o Rádio AM.

  7. Fco, Evanilton Q. Pereira says:

    Queridos amigos (as),

    Eu adoro o rádio de amplitude modulada, pois através da reflexão das ondas eletromagnéticas ,à noite, você consegue captar emissoras de rádio de todo o Brasil aqui no Ceará, sem a necessidade de satélite e/ou internet.

    Com relação a antena do rádio do meu carro, não há esse problema, pois mandei um técnico ajustar o sistema receptor e a antena para qualquer faixa de ondas (AM/FM).

    Quando viajo para outras cidades com distância de 200 Km de Fortaleza, capto no rádio do meu carro todas as emissoras AM”s de Fortaleza: Rádio O Povo/CBN 1010 khz – 50 Kw, rádio Verde Mares 810 khz – 50 Kw, rádio Globo 620 khz – 10 kw e rádio Cidade 860 khz – 20 kw, etc. As emissoras de frequência modulada com potência equivalentes apresentam um sinal muito ruim, tendo em vista a fragilidade do sinal nesta faixa de ondas quando se ultrapassa a distância de 100 Km de seus transmissores. Sou um rádio-maníaco e adoro o radio-jornalismo que utiliza a faixa de amplitude modulada… Viva o rádio AM !!!

    Att.

    Evanilton Queiroz.

    Fortaleza – Ce

  8. Daltro Silveira says:

    Parabéns a vocês todos que estão descontentes com a diminuição de potência, de programas e até de fabricação de rádios AM. Tenho 65 anos e não consigo simpatizar com FM. Nada contra, só acho que não deveria ser desse jeito: difícil de achar um bom aparelho AM, o meu já está velho,”fanhoso” e quem diria que eu consiga substituí-lo? me ajudem achar um melhor e mais novo que o meu MOTORADIO 7 faixas(sendo 1 maldita FM) as outras 5 são ondas curtas e 1 AM.
    Tenho certeza que ainda vou achar, nessa IMENSA internet um GRANDE RÁDIO AM. boas recepções em AM a todos vocês.

  9. walter lima says:

    em belo horizonte a situaçao do radio Am nao e diferente,hoje na Grande BH ,so tem 9 ,emissoras,o dial cheio de ruidos,e so se sintoniza bem emissoras de maior potencia.Aqui duas emissoras foram fechadas ha tempos,RADIO MINAS AM 1080,e Radio MINEIRA AM 690,nao ha o menor interesse dos radiofisores pela faixa.No inicio dos anos 90,tinha emissoras da area metropolitana que tinham sinal em BH.Hoje depareceram -Radio Aurilandia,Radio Mundo,Radio Eldorado de Sete Lagoas.Estao matando o AM ,isto e que e.

  10. walter lima says:

    em belo horizonte a situaçao do radio Am nao e diferente,hoje na Grande BH ,so tem 9 ,emissoras,o dial cheio de ruidos,e so se sintoniza bem emissoras de maior potencia.Aqui duas emissoras foram fechadas ha tempos,RADIO MINAS AM 1080,e Radio MINEIRA AM 690,nao ha o menor interesse dos radiofusores pela faixa.No inicio dos anos 90,tinha emissoras da area metropolitana que tinham sinal em BH.Hoje depareceram -Radio Aurilandia,Radio Mundo,Radio Eldorado de Sete Lagoas,radio Metropolitana,radio cultura 1420.

  11. MINO says:

    Caros adeptos do AM, infelizmente o problema só tem a tendência de piorar. Com relação a diferença entre o áudio do radio e a imagem da tv, isso é devido a digitalização dos sinais da emissora de TV. No processo de digitalização ocorre um atraso que pode chegar a mais de cinco segundos, principalmente o HDTV e sinal codificados, esse atraso não ocorre na transmissão de TV analógica local, e pouco se percebe na tv analógica via satélite,como a transmissão em OM (AM) é analógica, esta também não sofre atraso. Mas surgiu um novo causador de problemas para recepção de AM aqui no Brasil, a internet via rede elétrica, também conhecida como BPL/PLC, esta tecnologia utilizara a rede eletrica para transportar dados via portadoras de radiofrequencia, isso irá causar muita interferência em todo espectro eletromagnético entre 1,7 MHZ a 50 MHZ, mas acaba estendendo sobre as ondas médias 530KHZ a 1710KHZ , devido a quantidade de sinais que são chamados de ” espúreas”, gerados na soma e subtração das portadoras de Radiofrequencia do BPL/PLC.

  12. Nidia F. Brito says:

    Também estou procurando um aparelho de rádio que ajude “ouvir” AM!
    Como tantos credos religiosos conseguiram licença para ter uma emissora de ràdio ?
    Me refiro as que não tem na sua programação outros assuntos a não ser religião 24 h por dia.
    E pq o sinal delas é tao bom? Sem preconceitos é apenas uma pergunta técnica.
    Nidia F. Brito

  13. walker lima says:

    O RIO DE JANEIRO E BELO HORIZONTE SAO CIDADES PREJUDICADAS COM O POUCO CASO DADO AS EMISSORAS DE AM.RIO, FECHARAM A RADIO MAUA, E RADIO ROQUETE PINTO AM,-BELO HORIZONTE,RADIO MINAS,RADIO MINEIRA.

  14. ELINALDO CAMPOS says:

    OLHE, EU ACHO QUE O GOVERNO TEM QUER VER AS CONSSEÇOES QUE ESTÃO NAS MAOS DE POLITICOS
    QUE FAZEM DAS EMISSORAS PALCO DE PLITICAJEM

  15. marcos oliveira says:

    Prezados amigos.Que felicidade que felicidade acabei de ter agora.Ouvindo a nossa radio globo rio desde os 8 anos de idade,fui obrigado a comprar pela pagina ebay o famoso radio Tecsun Pl-390.Só para dar uma idéia a vcs o radio é excelente mesmo.Comprei e estou adorando.Ele é um radio dos anos 40 ou 50 sei lá com toda a tecnologia dos nossos dias.Saudações.

  16. Evandro Tiziano - Engenheiro says:

    Meus caros,
    Compartilho o tema sim é uma sacanagem a administração do uso dos canais e um descaso e falta de comunicação e interesse a melhoria da maioria dos receptores.
    Trabalhei na implantação do sistema Stereo AM,posso afirmar que as pessoas tem sensibilidade para ALTA e BAIXA fidelidade.
    As transmissões de AM tem resposta limitada a 10 KHz e os receptores(salvo excessões) a 3 KHz equivalente ao sistema telefonico.
    DISCORDO dos apologistas do DIGITAL – digital não é SOLUÇÃO e sim um GRANDE PROBLEMA.
    O analógico na sua recepção débil, tem ruído, mas está lá o conteúdo, o Digital se perturbado APAGA onde for.
    Não houve evolução ao longo do tempo – ficou largado – os transmissores evoluiram sim, oferecem melhores níveis de modulação e não perdem características de transmissão como os valvulados – perdiam potência e modulação.
    Os receptores melhoraram de tecnologia, mas ficaram ainda sem a atratividade que mereciam, o bons careciam da portabilidade dos walkmans.
    Fico por aqui a disposição.
    Estou estimulando o uso de OT, outro tema significativo.
    COncessões : um grave equivoco histórico.
    Associações : outro…
    Lembro dos ensinamentos de meu pai ao me fazer decorar a célebre frase de Ruy Barbosa : De tanto ver triunfar as nulidades….e por aí vai.
    Abraços
    Evandro

  17. walker lima says:

    A RADIO MINEIRA FECHADA HA ANOS,CONSTA DO SITE DA ANATEL COMO EM FUNCIONAMENTO,QUEM ESTA EM POSSE DESSE CANAL E NAO O RECOLOCA NO AR…..A EMISSORA SURGIDA EM 1927 E UM PATRIMONIO DE BELO HORIZONTE,UMA CIDADE QUE NAO SE PREOCUPA MUITO EM PRSERVAR SUA HISTORIA…………………

  18. Jairo O. Salles says:

    Acredito eu que o problema do AM não estaria nas autoridades nem nos empresários e sim na sua qualidade técnica,pois com tantos meios eletronicos ocupando o espaço foi sofrendo interferências ao longo dos últimos 20 anos.Outro problema maior seria o preço de um transmissor novo de AM que deve ser no mínimo 3 vezes mais caro do que um de FM que além de tudo precisa de um sistema irradiante bem mais economico.Só acho que esse negócio de rádio digital só deveria privilegiar o AM pois FM já tem som melhor.

  19. Raul says:

    Um problema que ocorre nos receptores modernos de OM/AM dos automóveis é o STEP de 9 em 9 KHZ, que vem padrão. Muitas vezes o técnico deixa de 10 em 10 KHz que é o padrão Brasil e na troca da Bateria ele volta para 9 em 9. Isso dá para corrigir facilmente.

    Agora… O grande problema realmente será o PLC ( Transmissão de Dados via Rede Eletrica ). Isso sim vai acabar com a recepção nas faixas de AM (OM/OC). Aguardem !!! Pegue seu radinho e aproxime de uma lâmpada dessas econômicas e veja o que acontece. Vai disso para pior !!

    Aqui em Porto Alegre a Radio Gaucha AM resolveu o problema do atraso da TV para o Radio, colocando o audio do jogo numa outra emissora da mesma rede, porém atrasado também 5 segundos. Assim ficam os dois atrasados, assim podemos ouvir o locutor do AM legal, sem atraso na relaçào com a TV.

  20. Fco. Evanilton de Q. Pereira says:

    Olá amigos apaixonados pelo rádio AM !!!

    Realmente, as fábricas de automóveis produzem seus carros com equipamento de som ( Rádio AM/FM, CD/MP3 e Pen Drive, etc. ), sem a preocupação com a instalação de uma antena adequada para sintonia em AM e o devido aterramento para reduzir a estática de alta tensão e do ruído do sistema elétrico do motor…

    Meus amigos, gosto muito de utilizar o rádio AM para ouvir boas informações, acompanhar as narrações de futebol, humor e músicas, etc. Inclusive, em Fortaleza, as duas emissoras de FM que transmitem futebol, no estádio Castelão, há uma dificuldade em sintonizá-las num pequeno rádio portátil, tendo em vista que a transmissão em frequência modulado é muito sensível aos obstáculos, enquanto que no AM o sinal é mais consistente em intensidade.

    Não vamos deixar morrer o rádio AM !!!!

    Att. Evanilton.

  21. JAIRO CHAGAS ROCHA says:

    Bom dia a todos!
    Não sei se a ajuda de que preciso pode ser dada por algum de vocês, mas não sei a quem recorrer. É o seguinte, minhas esposa gosta muito de ouvir emissoras de AM enquanto anda pela casa fazendo suas tarefas domésticas, e mesmo não tendo condições financeiras gostaria de presentea-la com um rádio de boa qualidade principalmente de sintonia.
    Após várias pesquisas cheguei a dois modelos e se possivel gostaria de saber qual seria a melhor escolha entre os aparelhos TECSUN PL-300wt e o DEGEN DE1103.
    Se não puderem ajudar-me na escolha, gostaria pelo menos que me indicassem onde devo procurar por auxilio.
    Antecipadamente agradeço a todos e fico na espectativa de alguma resposta nesta coluna ou pelo meu e-mail.
    Jairo.

  22. Antunes Severo says:

    Olá Jairo,
    Nós não trabalhamos com esse tipo de informação.
    As marcas citadas estão entre as melhores no mercado internacional.
    Eu, pessoalmente, tenho um Tecsun PL-310 e estou satisfeito.
    Abraço do Antunes Severo

  23. JAIRO CHAGAS ROCHA says:

    Caro Antunes, obrigado pelo seu depoimento.
    Vou aguardar para ver se alguem ou algum técnico, que tenha testado e comparado os dois possa me dar uma maiores informações.
    Abraços, Jairo.

  24. walker lima says:

    as grandes emissoras aqui em bh ,de am que so sao apenas 9,dus estao acima do bem e do mal-A RADIO ITATIAIA EM 610 expande se som ate 670,tem 1oo kilos,A GLOBO1150 com menos potencia nao sei exatmente esta interferindo na am 1100 Radio Aurilandia,vale ressaltar que a Radio Inconfidencia tamben tem 100 kilos e nao interfere na frequencia de outra emissora.O radio Am de BH e areaa metropolitna de BH esta tao misero e tedioso,que nos ouvintes ficamos tentar sintonizar outras emissoras menores de cidades proximas como a santa cruz 640 de Para de minas,mas as poderosas ITATIAIA E GLOBO,estao acima da Anatel E Ministerio das comuunicaçoes.Tomara que venha para ca emisssoras bos de fato como A JOVEM PAN AM,A ESTADAOESPN,ABandeirantess AM,sera que a dupla ITA Globo deixara…………

  25. khayo says:

    não compre o degem….a parede éo fim dele……muita interferencia….som grave excessivo demais….khayo sertãozinho sp

  26. Célio says:

    Caros senhores,

    Já que o assunto é AM, gostaria de saber com poderia fazer para diminuir a interferência de ruído do motor em meu rádio AM Bosch. Tenho um fusca original e encontrei esse rádio que combina com seu ano de fabricação. Qualquer ajuda é bem vinda.Quanto minhas preferências, gosto muito da Rádio MEC, que em Brasília, está em 800kHz.

    Atenciosamente

    Célio Pinheiro
    Brasília -DF

  27. Felipe Oliveira says:

    O dial AM está em risco de extinção!Daqui a pouco,muitas rádios de frequencia modulada,o popular FM,que está mais sobrecarregado do que o AM.
    Vou citar algumas rádios que estão fora do ar,e que o MC,nunca licitou:Rádio Poty AM 610 de Teresina/PI,Rádio Mineira 690 AM e Rádio Minas 1080 AM,ambas de Belo Horizonte/MG,Rádio Roquette Pinto 630 AM do Rio de Janeiro/RJ.Aliás,essa última,pertence ao Governo do Estado do Rio de Janeiro.

  28. marco rosa says:

    gosto muito de ouvir rádio em ondas curtas e ondas médias. e o problema relatado acima é muito grave. acho que a questão poderia ser resolvida facilmente, caso fosse de interesse de fabricantes e das emissoras espalhadas pelo pais afora, tecnologia para isto com certeza existe!!falta sim compromisso com o consumidor e ouvinte que diga-se de passagem, são muitos! saudade de quando na minha meninice e juventude, aqui em barra mansa, sul do estado do rio de janeiro, ouvia-se RÁDIO MUNDIAL, em alto e bom som! era maravilhoso!

  29. Oscar Nascimento Oliveira Júnior says:

    As ondas de televisão percorrem um caminho mais longo do que as de rádio, tanto na televisão aberta quanto fechada, porém o atraso nos canais fechados é maior.

  30. geraldo fantinatti says:

    Amigos acho que esqueceram alguns itens referente as emissoras de radio am, me refiro mais exatamente as radios de curitiba. É um pecado que estão fazendo com o radio curitibano. Muitas estão em mãos erradas e sendo conduzidas sem nenhum critério, sem nenhuma fiscalização.Os verdadeiros radialistas estão desempregados, as emissoras com sotaque carioca, paulista e ainda pior praticam o estelionáto religioso, pedindo dinheiro em troca de milagres.Pelo amor de Deus aonde vamos parar. abraços a todos

  31. Fatima says:

    Olá. Porque eu ouço a rágio globo perfeitamente no bairro do Ipiranga, e quando vou ao cntro de São Paulo, digamos na Praça da república que dista uns 3 km da emissora, entra rádio de evangélicos, no sinal da rádio globo ? Obrigada.

  32. márcia valeria says:

    Bom dia!
    Aqui no Rio de Janeiro, tenho dificuldades em sintonizar a Rádio Rio de Janeiro 1400 kHS.
    Levo 3 horas de casa ao trabalho e gostaria de ouvir minha programação neste percurso e sou prejudicada pelo excesso de interferências .

  33. geraldo fantinatti says:

    Só passando para mandar uns abraço aos amigos e torcendo para as mudanças no radio am em curitiba, na torcida. EDEMAR ANNUSECK APAREÇA…

  34. João Damasceno says:

    Creio que o futuro do rádio, em especial, do rádio de Ondas Curtas (que acho muito legal) é o DRM, ou “rádio digital”. Sobre a migração AM para FM, creio que não há o que se discutir uma vez que todo o sistema de radiodifusão parece estar completamente inclinado nessa direção. Agora o que eu pergunto é… “e o espectro AM? o que será dele? ficará vazio? repleto de rádios evangélicas?, desaparecerá (na medida em que os fabricantes não mais produzirem rádios “multibanda” e sim somente FM)???

    Enfim, aguardemos e que venha o rádio digital.

  35. João Damasceno says:

    JAIRO CHAGAS ROCHA10 – Jairo, pena só agora ver sua mensagem, rapaz, não tenha a menor dúvida… É DEGEN 1103 sim. Melhor seletividade e sensibilidade, termos fundamentais para a qualidade de um rádio receptor.

  36. Andre says:

    Bivovô, os tempos são outros. AM tem baixo sinal, muito ruído, exigindo uma boa antena. Tanto é que não existe telefone celular que sintonize AM, pois os custos aumentariam.
    Se uma banda defasada como a AM quiser sobreviver, terá que se acostumar com a era digital, o que está sendo implantando, ou então a emissora deve ir pra FM que tem qualidade de som bem melhor.

  37. Marcus Machado says:

    0 interessante tmb é que tem algumas emissoras que simplesmente não vão a campo quando o jogo é muito longe, tipo fora do estado.0 locutor senta numa sala com um aparelho de TV e fica “transmitindo” como se estivesse lá.Pensam que o ouvinte é trouxa não? Quanto ao q falou o Andre,ñ é o sinal de AM q seja fraco!Ele alcança os mais distantes pontos do país, mesmo um país com a dimensão continental como o nosso. Telefones celulares não sintonizam AM porque ñ há como encaixar a bobina de antena de AM dentro dele, já que hoje os celulares são cada vez mais finos, nesses dias vão ficar iguais a uma folha de papél rsrsrs.Trabalhei por longos anos numa rádio que emitia o sinal com 1000 wats, o que significa 1Klw. Fraquissima não?Mas era ouvida a noite frequentemente em Portugal e na Suiça de onde recebíamos cartas com frequencia. Essa “era digital”nada tem a ver com potencia e propagação de sinais de rádio. 0 sinal de FM nunca se propagará da mesma maneira que o de AM nem jamais terá o mesmo alcance e isso está comprovado tecnicamente.0 que deveria ser feito, era melhorar mais a qualidade sonora dele e deixa-lo igual ao som transmitido em FM o que não é impossível, porque já há transmissores de sinal AM fabricados pelos japoneses que fazem isso!Substitui a antena do rádio (Sony) do meu carro e consigo escutar estações do país inteiro a noite quando viajo, nas auto estradas, okay? Forte abraço.

  38. Guthemberg Thompson says:

    Sugiro que comprem e ouçam o rádio Sangean PR-D5, com a maior barra de ferrite AM da categoria (20 cm), ele é caro, importado e digital. Além disso, possui RDS no FM, visor de LCD iluminado na cor laranja âmbar e 5 memórias. Fabricado em Taiwan e seus distribuidores estão na Alemanha, EUA e China.

  39. sebastiao q rocha says:

    AMO RADIO A M PENA QUE JA ESTOU VENDO O FIM DELE QUER UM EXEMPLO ARADIO ITATIAIA SAIU DO AR ONDAS CURTAS A BASTANTE TEMPO MORO EM UM SITIO A 32KM DE JUIZ DE FORA SO CONSIGO SINTONIZAR RADIO BANDEIRANTES E A RADIO MARUMBI DE CURITIBA AS VEZES A RADIO TRANSMUNDIAL DE SAO PAULO NAO TODOS OS DIA A EMISSORA QUE PEGA MELHOR E A INCONFIDENCIA MAIS NAO GOSTO DE SUA PROGRAMACAO GOSTARIA DE FAZER UMA PERGUNTA QUANDO AS EMISSORAS PASSAR PARA A M VAMOS SINTONIZAR POR EXEMPLO A RADIO BANDEIRANTES OU OUTRAS EMISSORAS FORA DO MEU ESTADO

  40. sebastiao q rocha says:

    ERRO NA MINHA PERGUNTA E QUANDO AS EMISSORAS A M MIGRAR PARA F M SERA QUE IREMOS CONSEGUIR SINTONIZAR

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *