Unesco avalia conservação de Brasília como Patrimônio Mundial

Missão realizada pelo Centro do Patrimônio Mundial da Unesco e pelo Conselho Internacional de Monumentos e Sítios vai visitar o Plano Piloto e ouvir autoridades sobre as condições de preservação da capital federal

MÍDIA | Camila Viegas-Lee, da Rádio ONU em Nova York

Representantes do Centro do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, a Unesco, e o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios, Icomos, chegaram a Brasília nesta terça-feira para avaliar o estado de conservação do sítio inscrito na lista do Patrimônio Mundial. A Missão de Monitoramento Reativo é composta por dois especialistas internacionais em arquitetura e urbanismo, Luis Maria Calvo e Carlos Sambricio. Eles vão visitar o Plano Piloto e ouvir autoridades do governo federal, do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional, Iphan, e representantes da sociedade civil sobre as condições de preservação da capital federal. Depois disso, vão escrever um relatório identificando medidas de preservação e propondo estratégias de implementação.

A coordenadora de Cultura da Unesco no Brasil, Jurema Machado, explicou que o trabalho dos especialistas tem caráter consultivo, não lhes cabendo qualquer decisão sobre encaminhamentos futuros.

“Os técnicos estarão aqui para conhecer a realidade da cidade, vão falar com a sociedade civil, com as representações organizadas que tem interesse na conservação da cidade. São profissionais independentes. O que se espera ao final é ter um relatório consolidado, sugerindo medidas que ficarão submetidas à decisão do governo brasileiro, mas que devem funcionar como uma contribuição para a melhoria do estado de conservação da cidade”, diz.

O relatório final da missão será enviado ao Centro do Patrimônio Mundial da Unesco em abril e será revisado na 36ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial em São Petersburgo, Rússia, em junho.

Categorias: Tags: , ,

Por Antunes Severo

Radialista, jornalista, publicitário, professor e pesquisador é Mestre em Administração pela UDESC – Universidade do Estado de SC: para as áreas de marketing e comunicação mercadológica. Desde 1995 se dedica à pesquisa dos meios de comunicação em Santa Catarina. Criador, editor e primeiro presidente é conselheiro nato do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia.
Veja todas as publicações de .

Comente no Facebook

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *