Unetvale de casa nova

Sediada em Tijucas, a 50 quilômetros de Florianópolis, a Unetvale chega aos oito anos em nova sede, operando com tecnologia de ponta, com uma equipe qualificada e clientes muito satisfeitos. A empresa liderada por Marcelo Letti, é uma das parceiras pioneiras do projeto Caros Ouvintes e que muito tem contribuído para o nosso crescimento. Leia a seguir a entrevista concedida por Letti*

Crescimento motiva mudanças na Unetvale Internet

Os clientes da Unetvale Internet já sabem que a empresa está em fase de mudanças. Na primeira semana do ano, todos eles receberam uma mensagem sobre a nova sede. Duas semanas depois, foram avisados de novidades no acesso às contas de email. 

Como surgiu a Unetvale?
Marcelo: A Unetvale Internet foi construída por três sócios motivados a trazer para Tijucas o acesso local à internet. Na época, quando existia só acesso discado, as conexões na cidade precisavam ser feitas através de uma ligação interurbana para Florianópolis.

E isso não era caro para o assinante?
Marcelo: Era bem caro. Foi em 1997, época do início da internet comercial no Brasil. Ou seja, assim que o país começou a navegar e passar email, Tijucas ganhou a Unetvale. E o que era a Unetvale na época? Um provedor que oferecia os mesmos serviços daqueles dos grandes centros, mas com ligação telefônica local.

O foco das atenções da Unetvale é Tijucas?
Marcelo
: Não é só Tijucas. Nosso objetivo é oferecer soluções para o mercado empresarial de toda a Santa Catarina. Atendemos também os estados do Rio Grande do Sul, Pa-raná e São Paulo com os serviços de hospedagem de sites e voz sobre IP. Porém, valorizamos nossa terra. Nossos clientes daqui da região sempre vão ter um atendimento mais carinhoso e imediato.

Quando se fala de internet em Tijucas, estamos falando de um universo de quantas pessoas? 
Marcelo: Para você ter uma idéia, dentro de Santa Catarina, Tijucas é a cidade com a maior concentração de conexão de banda larga por habitante. A fonte é a Brasil Telecom. São mais ou menos 1.500 conexões de banda larga para uma cidade com cerca de 25 mil habitantes. Isso sem contar as mais de mil conexões de acesso discado. Isso é graças a quê? Modéstia à parte, é fruto do nosso trabalho e da parceria com a Brasil Telecom. 

Qual parceria?
Marcelo: No final de 2004, a Unetvale foi homologada Agente Autorizada Brasil Tele-com. O que isso significa? Significa que fornecemos soluções diferenciadas de conectividade a pequenas, médias e grandes empresas, oficialmente e com total suporte da Brasil Telecom.

Isso tem a ver com as mudanças na empresa?
Marcelo: Exato. Em 2004, a procura por acesso de banda larga à internet cresceu cerca de 40%. 2005 não vai ser diferente e devemos ir nesse ritmo até 2008. Com o aumento do acesso, a empresa cresceu fisicamente. Estamos atendendo todo o estado de Santa Catarina e precisamos cada vez mais de pessoas qualificadas. Nosso atual pessoal não cabia mais em nossa antiga sede, e a tendência é só crescer.

Fale mais sobre a nova sede.
Marcelo: A nova sede é mais espaçosa, tem 196 m², e é bem situada, fica ao lado do banco Bradesco. É equipada com um sistema de climatização central moderno e com capacidade de 140.000 BTU, fabricado pela empresa norte-americana York. Parte da climatização serve para manter refrigerado e em temperatura estável o novo centro de processamento de dados, que chamamos de CPD, e que foi totalmente remodelado. As novas estações de trabalho, inclusive cadeiras e iluminação, atendem às normas brasilei-ras de segurança e ergonomia no trabalho. Isso dá mais conforto e segurança para todos nós que trabalhamos lá, e também para quem vai nos visitar. Na nova rede, usamos o que há de mais moderno em tecnologia de conectividade. Só de cabo, foi um quilômetro e meio. Enfim, montamos uma estrutura impecável em Tijucas para atender melhor nossos clientes e colaboradores.

Atualmente, como é a estrutura operacional da Unetvale?
Marcelo: A Unetvale tem dez pessoas trabalhando dentro da empresa e cerca de vinte colaboradores indiretos, através de terceirização e parcerias. Também há provedores no estado que atendem o serviço de ADSL da Unetvale. Além disso, várias lojas de informática em Santa Catarina oferecem os serviços da Unetvale para seus clientes.
Já a estrutura tecnológica é nova e é sustentada por seis servidores de última geração, com alto poder de processamento. Os servidores rodam o sistema operacional FreeBSD, o mais seguro em matéria de redes. Graças a essa estrutura toda, é muito difícil ocorrer problema na conexão. E qualquer dúvida é resolvida pelo nosso atendimento. O cliente liga e fala direto com um técnico, que dá as instruções direitinho. Não tem robô falando, espera e nem aquele joga-de-um-prá-outro que algumas empresas têm.

Quantos tipos de acessos à internet são disponibilizados pela Unetvale? Qual é o mais vantajoso?
Marcelo: Temos quatro tipos de acesso: acesso discado, ADSL, SDSL e rádio, também chamado de wireless. Todos têm suas vantagens, depende do que o assinante quer. Por exemplo, se considerarmos um acesso de banda larga com a melhor relação custo/benefício, eu citaria o nosso rádio, o wireless, que é um ótimo serviço e tem preço bem atrativo.

Você pode falar sobre os valores dos planos?
Marcelo: Depende de cada plano, depende do tipo de acesso… Por exemplo, vamos pegar o acesso discado. A instalação é grátis e inclui a visita do técnico, para nos certificarmos de que está tudo certo. Isso poucos provedores fazem. Para o acesso de banda larga, o cliente investe a partir de R$ 179,00 para a compra do modem ADSL e paga uma mensalidade a partir de R$ 43,80, no caso do Turbo Light, nosso plano mais econômico. E, no mês de fevereiro, vamos lançar uma promoção para o acesso via rádio. O preço do equipamento instalado vai ser bem mais baixo.

Mudando um pouquinho de assunto, alguns usuários reclamam do excesso de vírus que chegam aos computadores através da internet. A Unetvale não pode fazer nada contra isso?
Marcelo: É uma reclamação universal. O mundo reclama dos vírus, das invasões e dos famosos “spams”, que são aqueles emails de propaganda que chegam sem você pedir. Nossa equipe de desenvolvimento, que é liderada pelo Adriano Brancher, um profissio-nal formado em Engenharia ali na PUC do Rio Grande do Sul, está há meio ano traba-lhando em um sistema anti-spam e antivírus que é simplesmente revolucionário, vai reduzir em uns 60% essas pragas virtuais no email do cliente. Esse novo sistema deve entrar no ar em algumas semanas.

Acho que estamos no final da entrevista. Quer deixar uma mensagem para nossos leitores?
Marcelo: Quero sim. Todo mundo já sabe que a internet serve prá tudo: negócios, diversão, hobbies. É para isso que a Unetvale existe: para quando você estiver conectado, e-tiver usando telefonia de voz sobre IP, produzindo seu site, trocando dados entre empresas, se comunicando com seus contatos, baixando música etc, nem se lembrar que existe provedor. Todo o nosso investimento é para garantir que você tenha a melhor experiência possível com a internet. E sempre vamos trabalhar para ter a tecnologia e os profissionais ideais para seu projeto de internet e tráfego de dados, seja ele profissional, corpo-rativo ou pessoal.

___________________________________________
*Entrevista concedida ao jornal A Razão Tijuquense.

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *