Unisul e Estopim realizam painel sobre as manifestações populares

Academídia | Jornalismo | Evento

Nícolas David

Estopim online

Os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unisul Pedra Branca e o blog Estopim realizarão na próxima terça-feira, 13 de agosto, o painel Manifestações populares – a mídia, os slogans e as consequências sociais. Estarão presentes na mesa o jornalista Celso Vicenzi, os publicitários Julio Pimentel e Wander Levy e a professora de ciências sociais e antropologia, Carmem Suzana. A mediação será feita pelo cientista político Valmir dos Passos.

As manifestações populares iniciadas em junho, em São Paulo, mexeram intensamente com o cotidiano das pessoas em todo país. Foi um movimento inédito, marcado por slogans como o vem pra rua e o gigante acordou. As redes sociais foram as principais plataformas para espalhar informações. Através delas, os protestos tinham horário e data marcada e as razões sociais do movimento eram disseminadas.

A hostilização a grande mídia; as motivações dos manifestos iniciados pelo Movimento Passe Livre, que, num primeiro momento, se colocou nas ruas para exigir a revogação do aumento das passagens de ônibus e metrôs em São Paulo; as vaias para quem estampava as bandeiras de quaisquer partidos políticos; as primeiras mudanças sociais e políticas causadas pelos protestos serão os ganchos do painel.

Painel Manifestações Populares – a mídia, os slogans e as consequências sociais | Unisul, unidade Pedra Branca, sala 321, bloco b | 13 de agosto, às 19h

Conheça os painelistas:

Celso Vicenzi

Celso Vicenzi é jornalista há 36 anos, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, Prêmio Esso de Ciência e Tecnologia, com atuação em rádio, TV, jornal, revista e assessoria de imprensa. É autor de “Gol é Orgasmo”, com ilustrações de Paulo Caruso, editora Unisul. Assessora uma cooperativa de crédito (Sicoob), escreve humor no Jornal de Barreiros e no twitter (@celso_vicenzi). Publica artigos em diversos sites. É colunista dos portais/blogs Acontecendoaqui, Nota de Rodapé e Outras Palavras.

Júlio Pimentel

Julio Pimentel tem carreira focada em marketing e comunicação, com quase 20 anos na área industrial, entre Unilever, Peixe e Pepsi Cola. Trabahlou em agências de publicidade, entre elas Grant Advertising, Lintas, ALMAP, Ziegelmeyer/Pimentel, Propeg, CBBA, JW Thompson. Desde 1994, mantém a Pimentel Consultoria. Nesses três setores acumulou experiência com algumas das mais importantes marcas do mercado em diferentes segmentos da economia. Também é professor na ESPM, ADVB e outras instituições. Vive em Florianópolis desde 2001, onde segue com sua atividade de consultoria, recentemente com a formação da Latin Partners Incremento de Negócios.

Wander Levy

Wander Cairo Levy construiu sua carreira em São Paulo trabalhando como redator, supervisor diretor e vice-presidente de criação nas principais agências nacionais e multinacionais. Conquistou todos os prêmios de importância no mercado, como leões de ouro e de bronze no Festival de Cannes, ouro no Festival de New York, ouro e prata no Clio Awards, Profissionais do Ano da Globo, ouro e prata no FIAP, Grand Prix do Prémio Colunistas, diversos prêmios no Anuário do Clube de Criação de São Paulo e ouro e prata no Festival do Rio de Janeiro, entre outros. Foi diretor e fundador dos clubes de criação de São Paulo e Santa Catarina e, em Florianópolis, foi diretor de criação da Propague e Fórmula Comunicação. Reside atualmente em Florianópolis, onde é sócio é diretor de criação do Coletivo Comunicação e Arte, um misto de escritório de criação coletiva e espaço cultural na Lagoa da Conceição.

Carmem Suzana possui graduação em Licenciatura Plena Em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é professora assistente efetiva – da Udesc. Tem experiência de pesquisa na área de Sociologia Urbana, da Educação sociologia dos movimentos sociais, atuando com os seguintes temas: saúde coletiva, saúde reprodutiva e gênero, populações tradicionais, ecologismo, e culturas populares, feminismo e movimentos sociais. Faz parte da Comissão Editorial da Revista Estudos Feministas. Em extensão universitária, trabalha com articulações com movimentos sociais especialmente através do COMINTER(Comitê interuniversitário) e cine-clubismo, através do projeto CINEARTH- cinema artes e humanidades. Participa da diretoria da seção sindical ANDES na UDESC/FAED. [A painelista Carmen Susana preferiu não divulgar sua imagem]

Categorias: Tags: , ,

Por Antunes Severo

Radialista, jornalista, publicitário, professor e pesquisador é Mestre em Administração pela UDESC – Universidade do Estado de SC: para as áreas de marketing e comunicação mercadológica. Desde 1995 se dedica à pesquisa dos meios de comunicação em Santa Catarina. Criador, editor e primeiro presidente é conselheiro nato do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia.
Veja todas as publicações de .

Comente no Facebook

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *