Vem aí a Rede Bandnews de Rádio

Depois de consolidar o canal Bandnews, concorrendo diretamente com o canal Globonews, a Band agora vai atrás da CBN e se prepara para lançar, no segundo semestre, a Rede Bandnews de Rádio, uma rede nacional de emissoras transmitindo em FM, com jornalismo 24 horas por dia no ar.
Eduardo Ribeiro

Desde o lançamento da própria CBN, mais de uma década atrás, que não ouvia falar em investimento tão significativo e ousado no segmento de rádio, no Brasil. Para comandar o projeto, a Band (leia-se Marcelo Parada e Johnny Saad) convidou Marcello D’Angelo, que, além da própria Band, por onde passou no ano 2000, já esteve também na Jovem Pan e na Eldorado, além de experiências na área da Comunicação Corporativa em organizações como Cosipa, Embraer, Telefônica e Wal-Mart.

Claro que os tempos são outros e nenhuma organização sairá hoje por aí jogando dinheiro pela janela. Sobretudo no jornalismo, onde a cada dia se exige fazer mais com menos, numa lógica perversa, desumana e perigosa. Mas nesse caso, por maior que seja a sinergia que se pense fazer com os demais veículos do grupo, por mais que se opte por recorrer às agências de notícia, por menor que seja o borderô, não dá para se pensar na montagem de uma rede nacional de rádio, transmitindo notícias 24 horas por dia ao vivo, sem investimentos numa equipe mínima e bem preparada de jornalistas. Esse, aliás, será um dos desafios do diretor geral da Rede. D’Angelo, que assumiu há pouco mais de duas semanas, já definiu ao menos dois dos seus auxiliares diretos no projeto: André Luiz Costa, que já era da casa (Band AM), como diretor de jornalismo, e Nilo Frateschi Jr, vindo da CBN, como diretor comercial.

Um empreendimento como esse sempre agita e oxigena o mercado, polemiza e cria novas motivações.

Certamente a partir dele vamos ter uma reação em cadeia de CBN, Jovem Pan, Eldorado e demais redes, que vão se preparar – e certamente muito bem – para “dar as boas vindas” à mais nova concorrente do mercado.

E quanto maiores forem os investimentos realizados, maiores serão a qualificação do meio, a audiência e o conseqüente retorno comercial. Certamente esse é um investimento decorrente de um planejamento que começou lá atrás, quando Marcelo Parada, atual vice-presidente do grupo, chegou por lá, inicialmente para comandar o jornalismo da Bandeirantes AM. Coube a ele articular as primeiras ações da organização, com vistas à expansão no segmento de rádio. Desde então, a Band não parou de se movimentar nos bastidores, ora comprando emissora, ora mexendo na programação, já de olho no passo mais ousado, agora de todos conhecido.

Que a Rede Bandnews de Rádio seja bem-vinda, que contribua para valorizar o meio rádio e os profissionais que nele atuam e que seja um celeiro de novas oportunidades de trabalho para o mercado jornalístico. 30/3/2005. [CO]


{moscomment}

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *